- Publicidade -
SaúdeON Explica: casos de dengue, vacinação e reunião com ministra da Saúde em Araraquara

ON Explica: casos de dengue, vacinação e reunião com ministra da Saúde em Araraquara

Diferente de outras cidades brasileiras, a situação é considerada dentro da normalidade; até o momento, foram registrados 54 casos da doença

- Publicidade -

Diferente de outras cidades brasileiras que enfrentam epidemias de dengue, a situação de Araraquara é considerada dentro da normalidade. Até o momento, foram registrados 54 casos da doença; no ano passado, foram 795 e uma morte.

O assunto é motivo de preocupação porque Araraquara foi a quinta cidade brasileira com mais registros de dengue em 2022. Naquele ano, a epidemia provocou quase 21 mil casos, incluindo 17 mortes.

- Publicidade -

Mesmo diante do cenário atual, o enfrentamento à dengue foi discutido em uma reunião extraordinária por vídeoconferência com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, no último sábado (3). Na ocasião, o prefeito Edinho Silva (PT), disse que a situação é “considerada dentro da normalidade para o período.”

“Não podemos esquecer que ‘ninguém é uma ilha’. Não se combate a dengue sozinho. Juntos somos mais fortes e melhores, e Araraquara vai cumprir seu papel“, publicou.

Para acompanhar a evolução da dengue no Brasil, o ministério da Saúde anunciou a instalação de um Centro de Operações Emergenciais. Até agora, o país já registrou mais de 260 mil casos e 29 mortes.

Somente no estado de São Paulo, foram sete mortes e mais de 10,7 mil casos registrados até o dia 20 de janeiro, de acordo com o Centro de Vigilância Epidemiológica. Os óbitos ocorreram em Bebedouro, Dois Córregos, Jacareí e Pindamonhangaba.

“Nós temos situações epidêmicas em alguns municípios, mas a dengue é uma doença que tem uma característica sócio-ambiental, ou seja, depende do fator mosquito e também de condições para sua proliferação. Neste momento, nós temos uma concentração nas região sudeste, centro-oeste e sul. Então, isso não caracteriza um quadro de emergência nacional, não caracteriza uma epidemia em nível nacional, mas nós falamos em surtos epidêmicos ou epidemias em nível local“, enfatizou a ministra.

- Publicidade -

Segundo Nisia Trindade, a mensagem é de mobilização nacional, com ações coordenadas entre estados e municípios.

No último dia 25, o ministério anunciou o início da aplicação da vacina Qdenga contra a dengue, mas Araraquara não ficou entre os 11 municípios paulistas selecionados inicialmente. Em todo o país, foram contempladas 521 cidades consideradas endêmicas.

De acordo com a secretaria municipal de Saúde, ainda não há informações sobre o início da vacinação em Araraquara pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

- Publicidade -
Milton Filho
Milton Filho
Milton Filho é repórter da editoria de cidades do portal acidade on. Formado pela Universidade de Araraquara tem passagens pela CBN Araraquara, TV Clube Band e Tribuna Impressa. Acumula há quase 10 anos experiência com internet, rádio e TV.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -