A Secretaria Municipal de Saúde informa que nesta sexta-feira (23) e no plantão de vacinação marcado para sábado (24) não serão aplicadas a 1ª dose da vacina contra a Covid-19 nas crianças de 3 e 4 anos, porque não há doses suficientes do imunizante Coronavac; o único aplicado nessa faixa etária.
A imunização dessas crianças teve início no último dia 26 de agosto, para as de 3 e 4 anos com comorbidades e deficiência e, em seguida, no dia 2 de setembro, para este público em geral, com utilização exclusivamente de Coronavac.
Nesta semana, por conta da demanda e da otimização do uso das doses, a Saúde anunciou que a vacinação do público infantil em geral passaria a ser feita somente às sextas-feiras, das 8 às 15 horas, em todas as unidades de saúde.
VEJA TAMBÉM
Ideb revela piora no aprendizado de crianças em Araraquara
Primavera começa com previsão de chuva e temperaturas baixas em Araraquara
Essa programação está mantida normalmente, para as crianças a partir de 5 anos. No entanto, com os estoques baixos, a aplicação da primeira dose somente dos 3 e 4 anos será interrompido amanhã e sábado.
E a aplicação da 2ª dose dessas crianças de 3 e 4 anos terá início na próxima semana – naquelas que estão com pelo menos 28 dias da 1ª dose – mas somente no SESA, das 8 às 14 horas, ainda por questão de otimização do imunizante
“Estamos nos reorganizando novamente, levando em conta a demanda e o estoque de Coronavac que temos, porque essa faixa de 3 e 4 anos tem que ser vacinada exclusivamente com este imunizante. Assim que recebermos mais doses, vamos divulgar a retomada o atendimento normal”, explica Glaucia Falcoski, coordenadora da Vigilância em Saúde.
As doses de imunizantes contra a Covid-19 são distribuídas aos municípios pelo Departamento Regional de Saúde (DRS III – Araraquara), órgão do Governo do Estado de São Paulo.