- Publicidade -
vacinasAraraquara não aplicou vacinas vencidas, diz Eliana Honain

Araraquara não aplicou vacinas vencidas, diz Eliana Honain

Secretária diz que data do sistema não representa data da aplicação da vacina

- Publicidade -

Eliana Honain, secretária municipal de saúde de Araraquara (Foto: Amanda Rocha)

A Secretária de Saúde de Araraquara, Eliana Honain, confirmou na manhã desta segunda-feira (5) que não foram aplicadas doses vencidas da vacina contra o covid-19 na cidade.
Na última sexta-feira (2), o jornal Folha de São Paulo apurou que 13 doses vencidas poderiam ter sido aplicadas fora do prazo em Araraquara, assim como milhares de outras pelo Brasil inteiro. Na data, a secretaria de Saúde disse que estava investigando o caso. 

Em entrevista à CBN na manhã desta segunda, Honain afirmou que nenhuma dose da vacina foi aplicada vencida em Araraquara. “Fizemos contato com as 13 pessoas, fotografamos suas carteirinhas e já foi comprovado que nenhuma delas tomou [a vacina] fora do prazo”, afirma. 

- Publicidade -

A Folha de São Paulo usou como base dados do DataSUS e Sala de Gestão Estratégica do Ministério da Saúde (Sage). O jornal apontou que 1.532 municípios brasileiros teriam aplicado o imunizante vencido. Os lotes teriam sido distribuídos, antes da validade, entre janeiro e março. 

De acordo com Honain, o que ocorreu foi que a data do sistema representou o dia em que o dado foi cadastrado, não o dia em que a vacina foi aplicada. “A data que eles puxaram como data aplicada na verdade foi a data que foi registrado no sistema”, diz. 

Honain diz que a procura pela vacina é tão grande que “não tem como deixar vencer”.”Muito pelo contrário, a gente tem feito um trabalho para poder contemplar todas as pessoas o mais rapidamente”, garante. 

A secretária lamentou o transtorno causado no País. Em Araraquara, inclusive, muitas pessoas procuraram os polos de vacinação com medo de terem sido vacinadas com doses vencidas. “A população de Araraquara pode ficar tranquila que não tem nada de errado com a vacinação, não tem ninguém vacinado com uma dose já vencida”, finalizou.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -