A Rede Mario Gatti, em Campinas, abriu nesta sexta-feira (9), mais oito leitos de enfermaria exclusivos para pacientes com covid-19 no Hospital Ouro Verde elevando para 77 o total de estruturas disponíveis na unidade. A informação foi divulgada pela Prefeitura na tarde de hoje durante live sobre as novas medidas da fase vermelha do Plano São Paulo (leia aqui).
A falta de pessoal especializado para atuar nessas unidades de alta complexidade, no entanto, dificulta a abertura de mais leitos de UTI no Hospital Mario Gatti – Campinas conta hoje com 160 leitos de UTI exclusivos para Covid no SUS municipal – e também a reativação do Hospital de Campanha, na sede dos Patrulheiros.
O presidente da Rede, Sérgio Bisogni, disse, durante live na tarde desta sexta-feira, que nenhuma empresa se interessou em fornecer recursos humanos.
“Soltamos o edital para contratar uma empresa para buscar profissionais no mercado, especialmente médicos e equipes de enfermagem, mas sem sucesso. Continuamos tentando”, afirmou.
A reativação do hospital de campanha, que disponibilizaria 36 leitos de enfermaria, enfrenta mais um desafio, além da falta de recursos humanos: oxigênio.
“Estávamos com dificuldades para obter tanque de oxigênio. Conseguimos uma empresa que iria instalar uma miniusina para garantir o fornecimento. Mas ela desistiu. Sem oxigênio e recursos humanos, não é possível reativar a unidade”, afirmou.
A secretaria de Saúde também atualizou os dados da pandemia de covid-19 e registrou nesta sexta-feira (9) mais 20 mortes e 557 novos casos confirmados da doença. Com isso, o município tem, desde março de 2020, 2.618 óbitos e 84.695 moradores infectados (leia mais aqui).