Mais de 300 pessoas foram atendidas, nesta sexta-feira (2) e sábado (3), pelos três Centros de Saúde mantidos abertos para assistência exclusiva de pacientes com queixas respiratórias e sintomas gripais em Campinas.
Segundo informações da Prefeitura de Campinas, foram 331 pessoas atendidas nessa sexta e sábado, sendo 118 pessoas na sexta e 213 pessoas nesse sábado. Esse é o terceiro final de semana que os Centros de Saúde permanecem abertos para atender exclusivamente a pacientes com síndromes gripais e respiratórias.
As unidades do Jardim Vista Alegre, São Bernardo e Costa e Silva funcionaram das 7h às 17h, e manterão o atendimento no mesmo horário neste domingo (4). O objetivo da medida é que os Centros de Saúde façam o primeiro atendimento e encaminhem somente os casos mais graves para os Prontos-Socorros (PSs) e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da Rede Mário Gatti.
A orientação da Secretaria de Saúde é que pessoas com sintomas gripais, mesmo que sejam leves, como coriza, tosse, garganta ou quadros como sinusite, procurem os Centros de Saúde para avaliação. Quem chegar às unidades fará o exame específico para detectar se está infectado com o novo coronavírus.
COVID
O último boletim de casos e óbitos por covid-19 em Campinas foi divulgado na quinta-feira (1º), quando a cidade somava mais 36 mortes de covid-19 além de 623 novos casos de moradores infectados pela doença.
Ainda segundo essa última atualização, Campinas soma, desde o início da pandemia em março do ano passado, 81.941 casos e 2.428 pessoas óbitos registrados por coronavírus no município.