A Prefeitura de Campinas lançou nesta sexta-feira (14) um formulário on-line para orientar a vacinação de covid-19 de pessoas com mais de 50 anos e doenças prévias (comorbidades), após a baixa procura neste grupo. Segundo a secretaria de Saúde, o público-alvo envolve cerca de 40 mil pessoas, e até o momento 13 mil já realizaram o agendamento obrigatório. A porcentagem é de agendamento é 32,5%.
A lista de comorbidades foi definida pelo Ministério da Saúde e divulgado pelo governo estadual na última semana (veja a lista abaixo). Com a baixa procura, a Administração avaliou que os critérios geraram dúvidas entre os moradores, principalmente em relação ao diagnóstico que deve ser apresentado.
Ontem, o ACidade ON mostrou que alguns moradores que são hipertensos chegaram a ir até os postos de vacinação e tiveram que voltar para a casa sem receber a dose. Isso ocorreu porque a doença possui vários estágios (leia mais aqui).
FORMULÁRIO
O formulário de comorbidades será uma orientação para a população geral e também a equipe médica. Ele tem uma lista de doenças prévias prioritária, de acordo com o definido pelo PNI (Programa Nacional de Imunizações), do governo estadual.
Para acessar o formulário, basta baixar pela internet, imprimir e preencher – ACESSE AQUI. As doenças e condições de cada paciente estão relatadas com uma descrição ao lado, facilitando a visualização das comorbidades.
A LISTA DE COMORBIDADES
– Doença cardiovasculares
Insuficiência cardíaca
Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar
Cardiopatia hipertensiva
Síndrome coronariana
Valvopatias
Miocardiopatias e pericardiopatias
Doença da aorta, dos grandes vasos e fístolas arteriovenosas
Arritmias cardíacas
Cardiopatias congênitas no adulto
Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados
– Diabete mellitus
– Pneumopatias crônicas graves
– Hipertensão arterial resistente
– Hipertensão arterial estágio 3
– Hipertensão estágios 1 e 2 com lesão de órgãos alvos
– Doença cerebrovascular
– Doença renal crônica
– Imunossuprimidos
– Anemia falciforme
– Obesidade mórbida
– Cirrose hepática
– HIV
Fonte: Ministério da Saúde e Governo de São Paulo