A cidade de Sumaré tem o menor índice de vacinação com a terceira dose contra a covid-19 entre as maiores cidades da região de Campinas. O levantamento, da EPTV aponta que, apesar das evidências científicas, ainda existe uma parcela da população que resiste em se proteger contra o coronavírus.
Em Sumaré, 47,6% da população está totalmente vacinada contra a covid-19, ou seja, com três doses do imunizante. Hortolândia está com 49,6% de adesão e também não atingiu 50%.
Em seguida, aparecem Americana e Santa Bárbara d’Oeste com pouco mais de 50% de adesão à terceira dose da vacina contra a covid.
Campinas tem índice melhor, de 58,84%, mas ainda abaixo da média estadual, que está atualmente em 64%.
A cidade com melhor adesão na região é Indaiatuba, que tem hoje 77,2% dos moradores vacinados com a terceira dose da vacina.
Para o infectologista Tufi Chalita, a baixa adesão na terceira dose é resultado da falta de informação e a queda nos números de casos e mortes.
No entanto, o médico reforçou a importância da proteção. “O nosso sistema imunológico necessita ser reestimulado para não se esquecer, entre aspas, de se proteger. É isso que garante que a gente não tenha um ressurgimento da internação hospitalar daqueles casos graves que a gente tinha antes. Tem uma faixa da população, em torno de 20% no Brasil, que sequer tomou uma dose da vacina. Elas são um perigo para si e um perigo para a sociedade”, diz.
QUARTA DOSE
O casal José Carlos, de 67 anos, e Lúcia, de 57, tomaram a terceira dose em janeiro. Amanhã, uma boa notícia: vão tomar a quarta dose da vacina contra o coronavírus para garantir uma proteção extra.
“Porque é importante né. Tem que se proteger, com certeza”, afirma Lúcia. “Se tem vacina, é para tomar”, completa José Carlos.
CONFIRA O RANKING:
ÍNDICE DE VACINAÇÃO – 3ª DOSE CONTRA A COVID
1º lugar: Indaiatuba – 77,24%
2º lugar: Campinas – 58,84%
3º lugar: Valinhos – 55,22%
4º lugar: Santa Bárbara d’Oeste – 53,61%
5º lugar: Americana – 52,32%
6º lugar: Hortolândia – 49,67%
7º lugar: Sumaré – 47,46%
(Com informações da EPTV Campinas)