- Publicidade -
Cotidiano4ª dose: Campinas aguarda orientação de SP para vacinar acima dos 30 anos

4ª dose: Campinas aguarda orientação de SP para vacinar acima dos 30 anos

Vacinação com a segunda dose adicional contra a covid para este público começou na capital paulista, mas Campinas segue sem data

- Publicidade -

Vacinação em Campinas (Foto: Fernanda Sunega/PMC)

 

- Publicidade -

A vacinação de moradores a partir de 30 anos com a segunda dose adicional (ou quarta dose) da vacina contra a covid-19 ainda não tem data para começar em Campinas, já que a Prefeitura aguarda a orientação da pasta estadual de Saúde. 

Na capital paulista, a nova etapa começou na manhã desta segunda-feira (25) e a expectativa é vacinar 514.689 moradores na faixa etária dos 30 aos 34 anos. 

Em Campinas, esse público é estimado em 109.078, diz a Saúde municipal. Se somados os 95.487 dos 35 aos 39 anos, porém, são 204.565 entre 30 e 40 anos. 

Sem o parecer do governo estadual, ainda não se sabe como será o esquema para este público na cidade. Há a possibilidade, no entanto, de que os centros de saúde sejam organizados como na etapa atual, acima dos 40 (veja mais abaixo). 

LEIA MAIS 

- Publicidade -

Campinas tem alta de 29,6% em casos de síndromes respiratórias 

Incêndio atinge Fórum da Justiça do Trabalho em Indaiatuba 

Beluga em Campinas: avião ‘baleia’ pousa pela 1ª vez em Viracopos 

ETAPA ATUAL 

Os moradores acima dos 40 anos em Campinas começaram a receber a 4ª dose no fim de junho. As vacinas estão disponíveis sem agendamento em 65 centros de saúde (apenas os CSs Joaquim Egídio e Boa Esperança não aplicam a dose). 

Para ser vacinada, a pessoa precisa ir até um desses locais e apresentar: 

– documento com foto 

– CPF 

– carteira de vacinação (se tiver) 

Os horários das salas de vacinação podem ser encontrados no site oficial

IMPORTÂNCIA 

Segundo um estudo conduzido pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) Minas, ainda que a proteção tenda a cair após seis meses da aplicação da vacina contra a covid-19, ao se tomar a dose adicional, essa proteção começa a se restabelecer. 

Em entrevista à Agência Brasil, Mônica Levi, diretora da SBIm (Sociedade Brasileira de Imunizações), lembrou que as vacinas atuais não foram desenvolvidas para as variantes do novo coronavírus, mas para aquele vírus original, o primeiro identificado em Wuhan, na China. 

Apesar disso, essas vacinas continuam apresentando uma boa proteção contra a doença e por isso é importante atualizar a caderneta de vacinação. “São vacinas que têm mantido seu papel principal que é evitar formas graves e óbitos, independente das variantes”, observou. 

GRIPE 

Desde o fim de junho a vacinação contra Influenza está disponível para toda a população acima de 6 meses de idade. Com término da campanha dos grupos prioritários, as doses remanescentes podem ser aplicadas em pessoas de outras faixas etárias, que devem procurar os postos de vacinação dos municípios. 

Para aqueles que foram diagnosticados com covid-19, a recomendação é que sejam vacinados imediatamente após o término do período do isolamento. Além disso, para as crianças entre 5 a 11 anos, é necessário um intervalo de 15 dias entre as vacinas destinadas à campanha e contra o coronavírus. 

LEIA TAMBÉM 

Relembre os sertanejos que se envolveram em acidentes trágicos

- Publicidade -
Leandro Las Casas
Leandro Las Casas
Graduado pela PUC-Campinas desde 2011, atua há 14 anos no Jornalismo, área na qual cobriu sete eleições, participou de grandes coberturas e esteve a frente de podcasts e projetos de assessoria. Começou a carreira na rádio CBN Campinas, onde foi estagiário, repórter e apresentador. No acidade on Campinas, assina matérias e reportagens de todas as editorias desde 2021.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -