- Publicidade -
CotidianoApós frente fria, onda de calor volta ao Interior de SP; veja cidades afetadas

Após frente fria, onda de calor volta ao Interior de SP; veja cidades afetadas

Temperaturas voltam a subir no Interior paulista a partir desta quinta-feira (16), por conta do bloqueio atmosférico que atua na região

- Publicidade -

Depois de um alívio nas temperaturas no estado de São Paulo no início da semana, as temperaturas voltaram a subir no Interior paulista a partir desta quinta-feira (16). A frente fria que avançou sobre o Brasil conseguiu enfraquecer o forte bloqueio atmosférico que gerou a intensa onda de calor sobre o Sudeste e do Centro-Oeste do Brasil, mas ele não foi completamente rompido, segundo o Climatempo.  

A alta pressão atmosférica que causa este sistema foi deslocada para porção Norte da Região Sudeste. Com isso, a onda de calor continua em parte do estado paulista, enquanto outra parte do Interior de SP deve passar por temperaturas entre 3°C e 5°C acima da média até a próxima segunda-feira (20).  

Entenda a “nova” onda de calor   

Uma onda de calor significa um período de pelo menos cinco dias consecutivos com temperaturas máximas mais de 5ºC acima da média para uma determinada época do ano.

O Climatempo afirma que o último sistema do tipo que vinha atuando no país desde o dia 22 de abril apenas enfraqueceu e volta a se estender até o dia 20 de maio, porém, as áreas de abrangência devem ser bastante reduzidas em relação ao primeiro período.  

Cidades do Interior de SP com afetadas

Neste novo período, em São Paulo, a onda de calor contempla exclusivamente o Centro-Norte paulista, que está representada em vermelho no mapa abaixo:  

(Foto: Climatempo)

As áreas que estão em laranja no mapa vão ter temperaturas um pouco acima da média, de 3ºC a 5ºC mais quente do que o normal para esta época do ano, o que não se enquadra em onda de calor. O Centro-Leste de São Paulo, incluindo a Grande São Paulo, Campinas e Vale do Paraíba devem ter esse cenário, segundo o Climatempo.

O serviço de meteorologia destaca que pouca coisa deve mudar no Interior de SP, segue muito quente até, ao menos, o início da próxima semana.    

- Publicidade -

“Em Ribeirão Preto, por exemplo, uma das cidades que esteve sob os efeitos da onda de calor e ainda continua, a média de temperaturas máximas na primeira quinzena de maio deste ano (33ºC) foi maior do que em 2023 (29.4ºC), saltou 3.6ºC, de acordo com o CIIAGRO. Por vários dias consecutivos, as máximas variaram entre 31ºC e 35ºC, sendo que a média no mês de maio para o município é de 26°C”, aponta. 

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA

Piracicaba abre inscrições para curso gratuito de fabricação de pães doces; veja como participar

Prefeitura de Piracicaba divulga locais da prova do concurso

- Publicidade -
Vitória Silva
Vitória Silva
Repórter no ACidade ON Campinas. Formada em Jornalismo pela Unesp, tem passagem pelos portais Tudo EP e DCI, experiência em gravação e edição de vídeos, produção sonora e redação de textos, com maior afinidade com temas que envolvem cultura e comportamento.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -