A secretaria de Saúde de Campinas começa nesta segunda-feira (27) a aplicar a quarta dose da vacina contra a covid-19 (segunda dose adicional) em pessoas a partir de 40 anos.
A vacina estará disponível para aquelas pessoas que receberam a terceira dose (primeira dose adicional) há pelo menos quatro meses.
O anúncio foi feito na última sexta-feira (24), logo após o governo estadual (leia mais abaixo). Em Campinas, as vacinas estão disponíveis sem agendamento em 65 centros de saúde (apenas os CSs Joaquim Egídio e Boa Esperança não aplicam a dose).
O QUE PRECISA?
Para ser vacinada, a pessoa precisa apresentar:
– documento com foto
– CPF
– carteira de vacinação (se tiver)
Os horários das salas de vacina dos centros de saúde podem ser encontrados no site oficial.
ANÚNCIO
Na sexta-feira, o governo de São Paulo anunciou a ampliação da aplicação da quarta dose da vacina contra a covid-19 para maiores de 40 anos. Até o momento, a segunda dose de reforço contra o coronavírus estava disponível para pessoas com mais de 50 anos.
No estado de São Paulo, estão aptas a receber o imunizante 5 milhões de pessoas desta faixa etária, que já receberam a dose de reforço (terceira dose) com um intervalo de quatro meses.
DOSES
A ampliação do público-alvo ocorre depois que o Ministério da Saúde enviou 1,6 milhão de doses de imunizantes, que serão distribuídas aos municípios no início da próxima semana, como no caso de Campinas.
A secretaria de Estado da Saúde (SES) disse ainda que solicitou ainda outras 2,5 milhões de vacinas e aguarda a entrega. Assim que estes outros os imunizantes forem entregues ao Estado, as doses serão imediatamente repassadas aos municípios para a continuidade da campanha.
GRIPE
Desde a última quarta-feira (22) a vacinação contra Influenza, que está disponível para toda a população acima de 6 meses de idade. Com término da campanha dos grupos prioritários, as doses remanescentes podem ser aplicadas em pessoas de outras faixas etárias que devem procurar os postos de vacinação dos municípios.
Para aqueles que foram diagnosticados com covid-19, a recomendação é que sejam vacinados imediatamente após o término do período do isolamento. Além disso, para as crianças, entre 5 a 11 anos, é necessário um intervalo de 15 dias entre as vacinas destinadas à campanha e contra o coronavírus.