- Publicidade -
CotidianoCampinas tem chuva e alivia estiagem de 2 meses; veja previsão

Campinas tem chuva e alivia estiagem de 2 meses; veja previsão

Depois de quase 59 dias sem chuvas significativas, sendo aquelas com mais de 10 milímetros de precipitação, Campinas registrou 8,9 milímetros

- Publicidade -

Campinas registra chuva de 8,9 milímetros (Foto: Código 19)
Campinas registra chuva de 8,9 milímetros (Foto: Código 19)

Após quase dois meses de estiagem, Campinas teve registro da tão esperada chuva nesta sexta-feira (29), trazendo um alívio para tempo seco.

Durante a manhã houve mudança no tempo com aumento na nebulosidade, e ventos fortes acompanhados de chuva foram registrados em bairros da cidade durante a manhã e tarde, aliviando a qualidade do ar.

- Publicidade -

A tão aguardada chuva, ainda que em volume baixo, sendo registrados 8,9 milímetros até às 16h, veio após quase 59 dias sem chuvas significativas, sendo aquelas com mais de 10 milímetros de precipitação. 
 
LEIA MAIS 
 
Preço da gasolina: redução de R$ 0,15 é esperada em Campinas 

Saúde de Campinas confirma mais quatro casos de varíola dos macacos 

Filhote de pastor belga é novo cão da GM de Campinas; veja fotos

Segundo o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp, o último dia com chuva em Campinas foi registrado em 18 de junho, mas com apenas 1,8 milímetros. Já o último dia da chamada chuva agrícola, com mais de 10 milímetros, foi registrado no dia 31 de maio.

VEIO E JÁ TÁ INDO

- Publicidade -

Apesar de tão esperada, a chuva mal deu o ar da graça e já está dando tchau, se afastando da região.

“A frente fria já está se afastando da região, deixando a região e indo em direção ao Sul de Minas. De tarde pode chover mais para a região Norte, no Circuito das águas também. Para o final de semana não temos mais previsão de chuva. Amanhã podemos ter períodos de céu parcialmente nublado, mas no domingo já temos predomínio de sol”, indicou o meteorologista do Cepagri, Bruno Bainy.

Apesar de não acumular altos milímetros de precipitação, Bainy afirma que a chuva já traz benefícios e alivia o tempo seco.

“É uma chuva importante, que consegue beneficiar a vegetação, algumas plantas e trazer alívio”, afirmou.

VENTOS FORTES 

Junto com a chuva, a frente fria também trouxe ventania para Campinas. 

“Foram registrados ventos fortes. Em Viracopos, as rajadas de ventos chegaram a 52 km/h, e os ventos mantiveram velocidade média de 30 a 35 km/h, que agita bastante as árvores, arrastando folhas”, explicou Bruno. 

Apesar dos ventos fortes, segundo a Defesa Civil não houve registros de transtornos.
 
PREVISÃO PARA O FIM DE SEMANA 

Apesar da chuva ir embora, Campinas terá neste final de semana outra importante mudança no tempo, sendo esperado um declínio acentuado nas temperaturas. 

Segundo o Cepagri, o sábado deve amanhecer com temperatura em torno de 10ºC, e a máxima fica em torno de 23ºC. Os ventos seguem com intensidade moderada, sobretudo ao entardecer.

Já o domingo será de predomínio de sol e maior amplitude térmica: mínima em torno de 8ºC ao amanhecer e máxima de 26ºC à tarde.

A partir de segunda-feira, as temperaturas voltam a subir, e já por volta de quarta-feira as máximas ficam em torno de 30ºC. 
 
LEIA TAMBÉM 
 
Saia do sofá e corra da trombose, mas com cuidado

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -