- Publicidade -
CotidianoCom 16 mil analfabetos, Campinas lança campanha Fevereiro Violeta

Com 16 mil analfabetos, Campinas lança campanha Fevereiro Violeta

Objetivo da ação é atingir população que ainda não sabe ler ou escrever

- Publicidade -

Secretário de Educação participou do lançamento da campanha (Foto: Divulgação Prefeitura)

A Prefeitura de Campinas lançou nesta segunda-feira (8) a 8ª Campanha de erradicação do analfabetismo com o nome de “Fevereiro Violeta”. Atualmente, a cidade tem cerca de 16 mil analfabetos absolutos aqueles que não sabem nem ler nem escrever- com idade superior a 15 anos. 

Segundo a Administração, o número de analfabetos diminuiu em 43,8% em uma década, sendo que em 2010 a cidade registrava 28,4 mil analfabetos. Atualmente, o número de 16 mil representa cerca de 1,9 % dos eleitores de Campinas. 

- Publicidade -

De acordo com a Prefeitura, durante este mês equipes da Fumec (Fundação Municipal para Educação Comunitária) estarão espalhadas pela cidade para abordar pessoas com mais de 15 anos para identificar aqueles que não concluíram o ensino fundamental.  
 
LEIA TAMBÉM 
Escolas estaduais retomam aulas presenciais hoje repletas de incertezas
 
Unicamp inicia hoje aplicação de provas da 2ª fase do Vestibular 2021

O objetivo da campanha é fazer com que essas pessoas retornem às escolas, sendo que a Fumec oferece aulas gratuitas, com oferecimento de uniforme, material escolar e alimentação. 

Segundo o prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos) a campanha contará com distribuição de panfletos, cartazes em ônibus, além de campanhas veículos de comunicação para contactar a população. 

“Queremos contactar não só aquelas pessoas que não foram ainda alfabetizadas, mas também aquelas que possam conhecer adultos que não foram alfabetizados”, disse o prefeito. 

Apesar da diminuição na última década, o prefeito ainda considerou o número de analfabetos alto na cidade. 

- Publicidade -

“Estamos no ano de 2021, e ainda temos em Campinas 16 mil analfabetos. O poder público não pode deixar de trabalhar firme para acabar com esse número”, disse. 

MAIS AÇÕES 

O secretário de Educação de Campinas, José Tadeu Jorge, afirmou que a campanha será intensificada neste ano. “Esse número de 16 mil deveria ser zero. A cidadania plena só é exercida com a alfabetização. É um objetivo que tem que ser perseguido arduamente até ser zerado”, disse. 

APOIOS 

A Campanha Fevereiro Violeta conta com parceria com a EPTV (Emissoras Pioneiras de Televisão). Durante a coletiva, o diretor de relações institucionais da EPTV, Paulo Brasileiro, que participou do lançamento falou da importância da iniciativa. 

“É uma campanha muito importante, leva uma oportunidade para os moradores da cidade e pode transformar a vida, mudar uma realidade. Não só para a pessoa, mas para os seus familiares, seus ciclos de relacionamento”, disse. 

“Nós enquanto veículos de comunicação só temos a apoiar. Dedicar nosso tempo e energia para que esse resultado aconteça, buscando uma melhor qualidade de vida para toda Campinas e região”,finalizou.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -