- Publicidade -
CotidianoDefesa Civil alerta para chuvas fortes em Campinas a partir deste sábado

Defesa Civil alerta para chuvas fortes em Campinas a partir deste sábado

De hoje até a segunda-feira há previsão para pancadas de chuvas, acompanhadas por descargas elétricas, fortes rajadas de vento e granizo na região de Campinas

- Publicidade -
Campinas tem previsão de chuva forte neste final de semana (Foto: Karen Fontes/Código19)
Campinas tem previsão de chuva forte neste final de semana (Foto: Karen Fontes/Código19)

 

A Defesa Civil do Estado emitiu um alerta de chuvas fortes na região de Campinas a partir deste sábado (25). Segundo o aviso de risco meteorológico, de hoje até a segunda-feira (27), há previsão para pancadas de chuvas, acompanhadas por descargas elétricas, fortes rajadas de vento e granizo.

- Publicidade -

De acordo com o órgão, há previsão para acumulados moderados, estimados em 50 milímetros, para a região de Campinas, além das regiões de São José dos Campos, Sorocaba, Bauru e Araraquara. 

Outras regiões do Estado também estão com previsão de acumulados elevados durante o período. Para o Litoral Norte, que sofreu com as chuvas da última semana, há indicativos de acumulados de 85 milímetros de chuva até segunda. Veja abaixo.

Previsão de acumulados de 100 milímetros durante o período:

  • Vale do Ribeira
  • Itapeva

Previsão de acumulados de 85 milímetros durante o período:

  • Litoral Norte
  • Presidente Prudente
  • Marília

Previsão de acumulados de 60 milímetros durante o período:

- Publicidade -
  • capital
  • Região Metropolitana de São Paulo

Previsão de acumulados de 55 milímetros durante o período:

  • Baixada Santista

Previsão de acumulados de 45 milímetros durante o período:

  • Serra da Mantiqueira
  • Araçatuba
  • São José do Rio Preto
  • Franca
  • Barretos
  • Ribeirão Preto

Em caso de emergências, é orientado acionar a Defesa Civil pelo telefone 199, ou o Corpo de Bombeiros, pelo 193.

 

LEIA TAMBÉM

Mãe de bebê morto durante surto na Maternidade de Campinas relata indignação e falta de assistência

Campinas recolhe 20 toneladas de lixo durante Carnaval; folia reuniu 100 mil

 

COMO FICA O TEMPO

Após uma pequena trégua nos temporais, Campinas volta a ter previsão de chuvas volumosas para este final de semana. De acordo com o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp, há expectativa de formação de nuvens e maior umidade a partir do sábado (25), quando o clima deve permanecer abafado na região antes da chegada de uma frente fria – veja detalhes abaixo.

“Ao longo desta semana a gente teve uma condição de chuvas mais isoladas, mas nada muito expressivo. Para o final de semana, a gente vai ter uma entrada um pouco mais organizada de umidade e isso favorece a gente ter chuvas melhor distribuídas, mais volumosas e mais intensas“, explica o meteorologista do Centro, Bruno Bainy.

Segundo o Cepagri, para este final de semana, o potencial para o desenvolvimento de tempestades severas é maior, aumentando as chances de fortes rajadas de vento e de granizo – bem como os riscos associados a esses fenômenos. Além disso, seguem as chances de chuvas fortes. 

“Em particular para o domingo, os indicativos para tempestades de alto impacto são consistentes entre os modelos e sugerem maior potencial para vendaval e granizo severos (rajadas da ordem de 80 km/h ou mais e granizo grande, acima de 2,5 cm de diâmetro), com maiores riscos e transtornos mais proeminentes e generalizados” indicou a previsão. 

É recomendada atenção redobrada diante da formação de nuvens profundas, visando ações de proteção e prevenção à exposição a riscos. Neste sábado, a temperatura máxima fica em 29ºC, e no domingo, em 30ºC.

Na próxima semana é esperada uma nova frente fria na região de Campinas. De acordo com o meteorologista, a mudança no tempo deve ocorrer a partir de terça-feira (28) e a queda nas temperaturas deve impactar o início do próximo mês.

“Para a segunda-feira segue essa tendência, e a frente fria deve entre terça e quarta-feira, é essa a expectativa, e vai causar um declínio nas temperaturas nos primeiros dias de março”, finaliza. 

 

LEIA MAIS

Um ano de guerra na Ucrânia: Fertilizantes ainda são afetados

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -