- Publicidade -
CotidianoEmprego: Campinas tem saldo positivo de 1,3 mil vagas em janeiro

Emprego: Campinas tem saldo positivo de 1,3 mil vagas em janeiro

Dados do Novo Caged apontam que o setor de serviços teve o melhor desempenho, com 1,1 mil oportunidades

- Publicidade -
Aplicativo de carteira de trabalho (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Aplicativo de carteira de trabalho (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Campinas teve saldo positivo de 1.380 vagas de emprego com carteira assinada no mês de janeiro, segundo dados divulgados pelo Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). De acordo com o levantamento, foram 18.687 admissões para 17.307 demissões, com variação relativa de 0,35%.

O balanço ainda aponta que o setor de serviços registrou o melhor saldo de Campinas, com 1.157 novas vagas criadas. Em seguida, a indústria contou com 483 empregos com carteira assinada. Em terceiro, a construção teve 287 oportunidades durante o período.

- Publicidade -

Entre os cinco setores da economia analisadas, a área de agropecuária teve saldo negativo de 18 vagas, e o setor do comércio teve 529 vagas negativas no período, com 3.623 admissões e 4.152 demissões.

LEIA TAMBÉM

Confira a previsão do tempo para este domingo, em Campinas

Adolescente de 14 anos morre após ser atropelada em rodovia de Campinas

 

- Publicidade -

CONTRATAÇÕES

A maior oferta de trabalho do período foi para trabalhadores da produção de bens e serviços industriais, que apresentou saldo de 835 vagas no mês de janeiro. Em seguida, estão os trabalhadores técnicos de nível médio, com 649 vagas abertas no período. Em terceiro, surgem os profissionais das ciências e das artes, com 340 oportunidades.

A faixa etária com maior índice de contratação é de 18 a 24 anos, com saldo de 915 vagas para este grupo. Além disso, os dados do Ministério do Trabalho apontam que a maioria dos contratados possui ensino médio completo, sendo 861 oportunidades nesta categoria. Além disso, do saldo total de vagas, 734 foram homens e 646 mulheres.

CENÁRIO NO PAÍS

O Brasil gerou 83.297 postos de trabalho com carteira assinada em janeiro deste ano. No mesmo mês do ano passado, tinham sido criados 155.178 postos de trabalho, nos dados sem ajuste, que não consideram declarações entregues em atraso pelos empregadores.

A abertura de emprego formal caiu em janeiro de 2023, por causa da desaceleração econômica e pelo fechamento de vagas temporárias no comércio. O indicador mede a diferença entre contratações e demissões.

Apesar da desaceleração em relação a janeiro do ano passado, houve melhora em relação a dezembro, quando haviam sido fechados 440.669 postos.

LEIA MAIS

União e Pernambuco querem dividir Fernando de Noronha; entenda

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -