- Publicidade -
CotidianoMeteoro visto no céu da região de Campinas foi fragmento de cometa, diz astrônomo

Meteoro visto no céu da região de Campinas foi fragmento de cometa, diz astrônomo

Segundo o astrônomo, o objeto foi considerado mais brilhante do que o planeta Vênus; veja imagens

- Publicidade -

Meteoro causou ‘clarão’ no céu na madrugada (Foto: Reprodução de vídeo/ circuito de câmeras)

O clarão no céu na madrugada desta quarta-feira (3), que intrigou moradores da região de Campinas, foi um meteoro causado por fragmentos de um cometa, explicou o astrônomo do Observatório Municipal de Campinas, Júlio Lobo. 

- Publicidade -

Os registros do meteoro aconteceram por volta de 5h e surpreenderam moradores da região. Em vídeos, foi possível ver o objeto entrando na atmosfera e causando uma luz forte. 

Segundo o astrônomo, o objeto foi considerado mais brilhante do que o planeta Vênus, corpo celeste mais brilhante além do Sol e da Lua. 

“A velocidade dele foi milhares de km por hora e o brilho estimado em -8, ou seja muito brilhante. O sol é -26, Lua – 13, Vênus -4. Ficou entre o brilho de Lua e Vênus”, explicou Lobo.   

LEIA MAIS  
 
IBGE: inscrições para 604 vagas em Campinas terminam hoje 
 
Varíola dos macacos: Campinas tem mais 2 casos; veja região

Ele disse ainda que o meteoro foi visto em São Paulo e também em Minas Gerais.   

“Foi um meteoro extremamente brilhante que ocorreu às 5h09 da manhã e foi visto em boa parte do estado de São Paulo e no Sul de Minas Gerais. O que nós já sabemos é que foi originado de uma chuva de meteoros chamando Alpha Capricornídes, que deu origem a ele o Cometa 169 Neat. Então, provavelmente, foi um minúsculo fragmento desse cometa que entrou na nossa atmosfera e provocou esse clarão tão forte“, indicou o astrônomo. 

- Publicidade -

‘EXPLOSÃO’ 

Segundo o astrônomo, o meteoro foi considerado um bólido: meteoro de luz brilhante e intensa, e a “explosão”, gerando o clarão, provavelmente foi da desintegração do objeto ao atingir a atmosfera. 

“Bólidos são meteoros extremamente brilhantes, geralmente entram a uma grande velocidade, ficam incandescentes e pelo atrito são destruídos na nossa atmosfera. Esse entrou a mais de 100 km de altura e se desintegrou provavelmente a uns 40 km de altura”, explicou. 

SURPRESA BOA 

O motorista Caio Rigamont conta que se assustou quando viu o meteoro em Hortolândia. O passageiro que estava com ele chegou a achar que se tratava de um curto-circuito em alguma edificação. A imagem foi registrada graças a uma câmara acoplada no carro. 

“Eu faço fretamento. Estava pegando um pessoal em Hortolândia e quando subi a rua vi um rastro branco e a explosão. Falei para o rapaz: ‘você viu isso aí?’ e assustei. Parecia que estava caindo muito perto, foi bem legal de ver. Na hora ele pensou que fosse algum curto-circuito, mas eu falei que era algo caindo do céu. Depois puxei a imagem e vi vindo de cima. Impressão é que caiu muito de perto. Agora sabendo a gente fica até perdido na imensidão, fica até assustado”, relatou.  

VEJA OS REGISTROS: 
 

MAS CALMA, NÃO TEM PERIGO 

Segundo o astrônomo Júlio Lovo, apesar da sensação de proximidade e de queda, o meteoro não trouxe risco. 

“Não traz perigo, só se fosse um grande objeto com mais de vários quilômetros de diâmetro. Existem astrônomos que ficam vigiando o céu 24h por dia. Eles vasculham o céu para saber se pode vir algo em potencial de colisão para a Terra, e até agora nada previsto para a nossa sorte”, brincou, falando ainda que ver esse tipo de meteoro não é tão incomum. 

“Em uma noite comum conseguimos ver no campo uns 40/50 desses objetos. Quando temos chuva de meteoro conseguimos ver um numero maior, os mais brilhantes chamamos de bólido, como o visto hoje”. 

E AÍ, FEZ O PEDIDO? 

O astrônomo explicou também que popularmente esse tipo de meteoro é conhecido como as famosas “estrelas cadentes”. 

“Esses meteoros a população conhece mais pelo nome simbólico de estrela cadente, mas estrela não cai do céu”. Ele ainda fez outra brincadeira: 

“Existe a crença de que cada objeto que você vê se deve fazer um pedido. Eu já vi milhares e continuo pedindo, quem sabe um dia seja atendido”, disse.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -