- Publicidade -
CotidianoMoradores de Campinas sofrem com alta de até 21% no setor da alimentação

Moradores de Campinas sofrem com alta de até 21% no setor da alimentação

Enquanto os combustíveis recuaram 12,4% em julho, leites e alimentos derivados registraram alta no estado

- Publicidade -
Moradores de Campinas sofrem com alta de até 21% no setor da alimentação (Foto: Reprodução/EPTV)
Moradores de Campinas sofrem com alta de até 21% no setor da alimentação (Foto: Reprodução/EPTV)

Um levantamento do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) apontou que o setor da alimentação apresentou uma alta de até 21% no mês de julho no estado de São Paulo.

De acordo com o balanço, os alimentos que apresentaram a maior alta foram leite e derivados. Em contrapartida, os combustíveis tiveram queda de 12,4% durante o período.

- Publicidade -

Em Campinas, os moradores ainda sofrem com a inflação em diversos produtos. “Acho que deu uma aliviada de leve, mas as compras tão assustando demais. Ainda fecha no negativo”, afirma a dentista Keila Paes.

Apesar da queda nos valores de alguns produtos, a coordenadora de berçário Carisa Rabelo relata que isso ainda não é perceptível no mercado.

“Já ajudou um pouquinho, não muito, mas ajuda um pouco. Os preços estão aumentando, cada vez que a gente vai no mercado, e está cada vez mais alto os valores”, acrescenta.

Confira os alimentos com maior alta em julho:

  • Leite longa vida: 21,95%
  • Banana-nanica: 10,15
  • Mamão: 10,06%
  • Derivados de leite: 13,45%
  • Pães e similares: 3,76%

Para o professor de economia da Facamp, Saulo Abouchedid, o aumento é repassado de forma rápida, o que não acontece quando há queda.

- Publicidade -

“Os preços dos alimentos ainda estão aumentando, ainda sofrem por conta dos aumentos dos custos dos meses anteriores. O repasse do preço dos combustíveis ao preço dos bens e serviços é assimétrico. Quando tem um aumento, o repasse é rápido e integral, mas quando há uma queda, essa queda não acontece na mesma proporção”, finaliza.

LEIA TAMBÉM

Confira os ganhadores da enquete premiada do Churrasqueadas
 

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -