- Publicidade -
CotidianoMotoristas paralisam ônibus e causam transtornos para passageiros durante chuva em Campinas

Motoristas paralisam ônibus e causam transtornos para passageiros durante chuva em Campinas

O ato atingiu 96 linhas e prejudicou a saída dos veículos que fazem as linhas azuis claras, verde e vermelha; entenda

- Publicidade -

 

Paralisação afetou ônibus das linhas verdes, azuis e vermelhas (Foto: Giuliano Tamura/EPTV Campinas)
Paralisação afetou ônibus das linhas verdes, azuis e vermelhas (Foto: Giuliano Tamura/EPTV Campinas)

Motoristas de ônibus fizeram uma nova paralisação durante a madrugada e no início da manhã desta terça-feira (6) em Campinas. O ato atingiu 96 linhas urbanas e prejudicou a saída dos veículos que fazem as linhas azuis claras, verde e vermelha, gerando transtorno para passageiros, que em meio à chuva esperavam a chegada dos ônibus com atrasos. Muitos recorreram para os aplicativos de viagens, que tiveram preços dinâmicos e mais caros durante o início da manhã. 

- Publicidade -

A paralisação ocorreu das 4h às 6h, e a partir das 6h os veículos começaram a sair das garagens. De acordo com a Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas), as 96 linhas atingidas nesta terça-feira transportam em torno de 15 a 20 mil passageiros na faixa horária da manhã. 

Em menos de uma semana esse é o terceiro ato de paralisação dos veículos em Campinas, e ocorre mesmo após a Emdec conseguir na quinta-feira (1º) uma liminar na Justiça contra os bloqueios (veja mais abaixo). Os bloqueios são promovidos pelo Sindicato dos Rodoviários, que reivindica reajuste salarial, que não acontece há 1 ano e meio.

TRANSTORNOS

Além dos transtornos para passageiros que esperavam os ônibus nos pontos de ônibus em meio à chuva, usuários que esperavam veículos no Terminal Central também relataram longa espera. “Saí era 5h45, precisaria pegar meu ônibus 6h30, já passou das 7h, agora tenho que esperar e vou chegar atrasada”, relatou a ajudante geral Ingrid Rafayete.

“Prejudica toda a população, inclusive o trabalhador que saiu de casa 4h, que foi quando começou a paralisação. Não era pra acontecer isso”, completou o enfermeiro João Paulo Araújo, em entrevista à EPTV Campinas.

SEQUÊNCIA DE PROTESTOS

- Publicidade -

Campinas teve na última semana dois dias seguidos com protestos de motoristas, que pedem reajuste salarial. Na quinta-feira (1º) os ônibus das linhas azuis claras ficaram paralisados por duas horas. Segundo a Emdec, 58 linhas foram impactadas pela ação.

Já na sexta-feira, a paralisação atingiu os ônibus das linhas verdes e vermelhas, afetando a operação de 54 linhas, que transportam no pico da manhã, entre 15 a 20 mil passageiros.

 

LEIA TAMBÉM

Temporal alaga ruas do Centro de Campinas durante jogo do Brasil

Por que dia 8 de dezembro é feriado em Campinas? Veja outras cidades

 

LINHAS AFETADAS 

De acordo com a Emdec, a operação do sistema de transporte público coletivo municipal ficou comprometida por conta do impedimento de saída de ônibus da garagem das empresas Vb3 (ônibus verdes), Campibus (ônibus vermelhos) e VB1 (linhas azuis claras).

As linhas azuis claras atendem a região do Ouro Verde Vila União, Corredor Amoreiras e Campo Belo, enquanto as linhas verdes atendem a região de Sousas, Barão Geraldo, Amarais e Corredor Abolição. Já as vermelhas atendem as regiões do Campo Grande, Padre Anchieta e o corredor da John Boyd Dunlop.

O QUE DIZ A EMDEC

Em nota, a Emdec confirmou o impedimento dos veículos da garagem e informou que acionou o PAESE  (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência) durante o período. 

“No início da manhã desta terça-feira a operação do sistema de transporte público coletivo municipal ficou comprometida por conta do impedimento de saída de ônibus da garagem das empresas VB1 (área azul claro), VB3 (área verde) e Campibus (área vermelha). Imediatamente a Emdec colocou em operação o PAESE, utilizando ônibus de outras empresas e cooperativas do sistema complementar para atender as principais linhas prejudicadas”, informou a empresa. 

Segundo a Emdec, os ônibus começaram a sair das garagens por volta das 5h55.

“Mais uma vez a Emdec irá informar ao juiz da 1° Vara da Fazenda Pública, Mauro Fukumoto, que liminar proferida por ele, que impede a ação de não deixar os ônibus saírem das garagens não está sendo cumprida. O presidente da Emdec, Vinicius Riverete, tentará falar pessoalmente com o juiz. A Emdec lamenta que uma situação interna da categoria prejudique os usuários do transporte coletivo”, completou em nota a empresa, citando a decisão deferida na última quinta-feira (1º), que proibia as manifestações na cidade.

Já o SetCamp (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros da Região Metropolitana de Campinas e Região) lamentou mais uma vez que o descumprimento da decisão judicial pelo Sindicato dos Rodoviários de Campinas e Região.

“Hoje cerca de 28 mil pessoas foram afetadas, novamente, com atos irresponsáveis. O SetCamp lembra que as negociações ainda não foram encerradas e entende que as decisões da Justiça devem ser cumpridas. E, por isso, pedem a intervenção das autoridades competentes para que haja o cumprimento das mesmas. O SetCamp propôs um reajuste de 6,5% nos salários e benefícios. O índice contempla a inflação do período”, informou o sindicato. 

 

 

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -