- Publicidade -
CotidianoSaúde: Unicamp aponta queda no número de leitos na região de Campinas

Saúde: Unicamp aponta queda no número de leitos na região de Campinas

Total de vagas na região de Campinas caiu quase 19% somente entre 2008 e 2017; veja outros dados e entenda projeto para novo hospital metropolitano

- Publicidade -
 

 

Um estudo da Unicamp apresentado na reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas nesta sexta-feira (17) mostra que o número de leitos nas regionais de Saúde teve queda gradativa em 13 anos. Somente entre 2008 e 2017, a diminuição foi de quase 19%. Depois disso, até 2021, não houve reposição da estrutura anterior – veja abaixo.

- Publicidade -

O diagnóstico da Saúde foi feito com base nos levantamentos de dados do IMCI (Instituto Movimento Cidades Inteligentes) e apontou a retração nos leitos hospitalares do SUS (Sistema Único de Saúde) nos primeiros nove anos da análise. Porém, mesmo com o leve crescimento em 2020 e 2021, a quantidade de leitos existentes na região no início do período não foi recuperada.

De acordo com o estudo, a queda se deve à diminuição dos leitos cirúrgicos, obstétricos e pediátricos, além da queda de vagas de outras especialidades.

 

LEIA TAMBÉM

PF prende em Paulínia mulher apontada por pichar ‘perdeu, mané’ em estátua da Justiça

- Publicidade -

Homem preso após manter mãe e filhos de Americana incomunicáveis conheceu mulher na internet

 

NOVO HOSPITAL?

O levantamento da Unicamp vai ajudar os municípios da região de Campinas que querem a construção de um hospital metropolitano, com pelo menos 200 vagas e que promete reduzir a fila da Cross (Central de Regulação e Oferta de Serviços de Saúde) do estado, que distribui pacientes às unidades de saúde.

NÚMEROS DO ATENDIMENTO

As conclusões da pesquisa mostram ainda que 81% das internações de pacientes do SUS em 2021 na RMC (Região Metropolitana de Campinas) foram casos de urgência. Além disso, 90% dos internados eram da região, 2,5% são de outros municípios do DRS-7 (Departamento Regional de Saúde 7), em Campinas.

Por fim, ainda segundo o levantamento da Unicamp, 5% são de outras cidades do estado de São Paulo e outros 2,5% são moradores de outros estados.

 

LEIA MAIS

Taça EPTV de Futsal Central começa hoje, com transmissão do Tudo EP

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -