- Publicidade -
CotidianoVereador Zé Carlos é eleito presidente da Câmara para os próximos 2 anos

Vereador Zé Carlos é eleito presidente da Câmara para os próximos 2 anos

Também concorreram ao cargo da presidência a vereadora Mariana Conti (PSOL), que recebeu cinco votos, e Marcelo Silva (PSB), que teve quatro votos

- Publicidade -

Com 24 votos, o vereador Zé Carlos (PSB) foi eleito nesta sexta-feira (01/01) presidente da Câmara de Campinas para o biênio 2021/2022. (Foto: Câmara de Campinas/Divulgação)

- Publicidade -

O vereador Zé Carlos (PSB) foi eleito como novo presidente da Câmara de Campinas para o biênio 2021/2022. Ele recebeu o total de 24 votos. A votação ocorreu no final da manhã desta sexta-feira (1º) logo após a cerimônia de posse do novo prefeito de Campinas e seu vice e dos 33 vereadores da casa (leia mais aqui).

Também concorreram ao cargo da presidência a vereadora Mariana Conti (PSOL), que recebeu cinco votos, e Marcelo Silva (PSB), que teve quatro votos.  
 
LEIA TAMBÉM 
Mesa Diretora composta por vereadoras dá posse ao Legislativo e ao Executivo 
Prefeito, vice e vereadores eleitos tomam posse hoje em Campinas 
Virada do ano é marcada por aglomerações em Campinas e região

 
A primeira secretaria ficou com o vereador Professor Alberto (PL) e a segunda secretaria com o vereador Fernando Mendes (REPUB). Para a terceira secretaria, os parlamentares elegeram Eduardo Magoga (PODE) e para a quarta secretaria o vereador Marcelo da Farmácia (AVANTE).

Débora Palermo (PSC) será a primeira vice-presidente, a primeira mulher a assumir um cargo na Mesa ao longo da história da Câmara, e Luiz Rossini (PV) o segundo vice-presidente. Já Rodrigo da Farmadic (DEM) assumirá a Corregedoria da Casa e terá como substituto o vereador Paulo Haddad (CIDAD).

“Nos próximos dois anos, vamos atuar para que esta Casa seja protagonista em ações que beneficiem a cidade e os cidadãos de Campinas. Vamos agir de forma intensa, inclusive por meio das nossas comissões permanentes, para ajudar na captação de recursos para a cidade, em especial para as áreas de saúde e segurança”, disse Zé Carlos.

Nascido em Oriente, no Estado de São Paulo, em 3 de março de 1955, José Carlos Silva cumprirá nesta legislatura o quinto mandato consecutivo, para o qual foi eleito com 4.674 votos. Chamado pelos amigos e conhecido no meio político apenas como Zé Carlos, exerceu muitas atividades antes de ingressar na vida pública. Em sua cidade natal, trabalhou – ainda na juventude – em uma usina de açúcar. Já em Campinas, foi motorista de caminhão e bancário.

- Publicidade -

Como servidor público, o vereador exerceu o cargo de subprefeito do distrito de Nova Aparecida entre os anos 1995 e 2000. Zé Carlos é autor da lei municipal que determina que médicos ou agentes de saúde, em caso de suspeita de violência ou maus tratos a crianças e adolescentes, denunciem ao Conselho Tutelar ou Secretaria de Saúde. Também foi dele o projeto de 2007 que visava a disciplinar as festas rave na cidade. Zé Carlos ainda teve atuação decisiva na implantação da Lei do Puxadinho.

“Quero assegurar a todos que somos e seremos uma Câmara independente, que traçará seus próprios caminhos, sempre dentro da legalidade e da ética, para fazer o melhor pela cidade que elegeu a cada um de nós, os 33 vereadores e vereadoras. Faremos isso sem medo de polêmicas. A Câmara é, na essência, um parlamento e por isso todos os projetos, repito, todos os projetos serão debatidos nesta Casa, discutidos à exaustão se necessário for”, finalizou.
  
 
Veja a composição da nova Mesa Diretora

Presidente: Zé Carlos (PSB)

Primeiro vice presidente: Débora Palermo (PSC)

Segundo vice presidente: Luiz Rossini (PV)

Primeiro secretário: Professor Alberto (PL)

Segundo secretário: Fernando Mendes (REPUB)

Terceiro secretário: Eduardo Magoga (PODE)

Quarto secretário: Marcelo da Farmácia (AVENTE)

Corregedor: Rodrigo da Farmadic (DEM)

Corregedor Substituto: Paulo Haddad (CIDAD)
 

- Publicidade -
Luciana Félix
Luciana Félix
Supervisora de conteúdo do ACidade ON e do Tudo EP. Entrou no Grupo EP em 2017 como repórter do ACidade ON Campinas, onde também foi editora da praça. Antes atuou como repórter e editora do jornal Correio Popular e do site do Grupo RAC. Também atuou como repórter da Revista Veja, em São Paulo.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -