- Publicidade -
CotidianoA dois dias da abertura de novos leitos, Mário Gattinho registra lotação e demora no atendimento

A dois dias da abertura de novos leitos, Mário Gattinho registra lotação e demora no atendimento

Saúde informou que a unidade pediátrica abrirá 15 leitos de enfermaria nesta quarta-feira (22)

- Publicidade -
Unidade pediátrica Mário Gattinho registra lotação e demora no atendimento, em Campinas (Foto: Cinthia Rezende Santos)
Unidade pediátrica Mário Gattinho registra lotação e demora no atendimento, em Campinas (Foto: Cinthia Rezende Santos)

A dois dias da abertura de 15 leitos de enfermaria, a unidade pediátrica municipal Mário Gattinho registrou lotação e demora no atendimento de crianças na noite desta segunda-feira (20), em Campinas. A secretária escolar Cinthia Rezende Santos chegou à unidade de saúde por volta das 14h30 com a filha de 10 meses.

A bebê está com bolinhas vermelhas pelo corpo e, até às 20h55, não havia sido atendida no local. Segundo a mãe, a triagem na unidade de saúde foi rápida. Contudo, o hospital não soube informar o motivo para a demora no atendimento médico.

Nesta segunda, a Prefeitura de Campinas anunciou que a Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar abrirá na próxima quarta-feira (22) 15 leitos de enfermaria na Unidade Pediátrica Mário Gattinho.

LEIA TAMBÉM

Região de Campinas registra queda no número de auditores fiscais do trabalho

Denúncias de abuso sexual contra líder espiritual em terreiro sobem para 17 em Hortolândia

 

- Publicidade -

“A ampliação visa reforçar a estrutura de internação da Rede no período da sazonalidade das doenças respiratórias, que acometem as crianças com mais intensidade entre março e agosto e que já pressionam os atendimentos”, informou a Administração.

Com o aumento, a unidade passará a contar com 45 leitos pediátricos de enfermaria, sendo 19 no quarto andar do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti, 15 no Mário Gattinho e 11 no Complexo Hospitalar Prefeito Edivaldo Orsi (Hospital Ouro Verde), além de 15 leitos de UTI no Hospital Ouro Verde e 16 no Hospital Mário Gatti.

O QUE DIZ A PREFEITURA?

Questionada sobre a demora no atendimento, a Prefeitura de Campinas informou que a demanda de crianças com sintomas respiratórios nas unidades de pronto atendimento e pronto-socorro da Rede Mário Gatti vem aumentando significativamente. 

Segundo a Administração, nesta segunda-feira, a taxa de ocupação dos 31 leitos infantis nas UTIs dos dois hospitais municipais está em 100%. De acordo com a Saúde, no Hospital Ouro Verde há 10 crianças em enfermaria e 9 em leitos de retaguarda, enquanto no hospital Mário Gatti são 19 em enfermaria e 8 em leitos de retaguarda no Mário Gattinho. 

“Frente a esta pressão da sazonalidade das doenças respiratórias em crianças, a gestão antecipou a entrada em funcionamento da enfermaria do Mário Gattinho, com 15 leitos, para essa quarta-feira. O Mário Gattinho é uma unidade porta aberta e todas as crianças que chegam passam por acolhimento assim que chegam e são classificadas conforme o risco. Casos urgentes são priorizados e atendidos primeiro. A Rede reitera que casos de menor gravidade devem procurar o Centro de Saúde”, informou em nota.

SINTOMAS RESPIRATÓRIOS

A demanda de crianças com sintomas respiratórios nas unidades de pronto atendimento e pronto-socorro da Rede Mário Gatti também vem aumentando significativamente.

Em janeiro, foram atendidas 9.520 crianças, das quais 2.579 com sintomas respiratórios. Em fevereiro, foram 6.481 de um total de 17.821 atendimentos. Já em março, até o último domingo (19), das 15.103 consultas, 6.139 crianças apresentavam sintomas respiratórios.

Após as intensas chuvas que caíram em Campinas desde dezembro, a Rede Mário Gatti estabeleceu um novo cronograma para entrada plena em funcionamento da Unidade Pediátrica Mário Gattinho a partir de abril.

Com a pressão da sazonalidade das doenças respiratórias em crianças, a entrada em funcionamento da enfermaria, com 15 leitos, foi antecipada.

TAXA DE OCUPAÇÃO

A taxa de ocupação dos 31 leitos infantis nas UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) dos dois hospitais municipais estava em 100% nesta segunda.

No Hospital Ouro Verde há 10 crianças em enfermaria e 9 em leitos de retaguarda, enquanto no hospital Mário Gatti são 15 em enfermaria no quarto andar do hospital e 11 em leitos de retaguarda no Mário Gattinho. 

LEIA MAIS

Cartilha ensina como liberar emoções de bem-estar e felicidade

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -