Após a intensa onda de calor que atinge todo o Estado de SP desde a última semana, causando as maiores temperaturas do ano na região de Campinas, a previsão é que enfim a passagem de uma frente fria traga alívio na sensação térmica. A partir de hoje (27) já é prevista queda nas temperaturas e chance de chuva, inclusive com temporais.
De acordo com o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp, para essa quarta-feira o indicativo é de nebulosidade variável e chuva, inclusive na forma de temporais.
“A aproximação e passagem de uma frente fria favorecem a ocorrência de chuvas na região já a partir do final da manhã, podendo ser recorrentes nos períodos da tarde e da noite e acarretar chuva localmente intensa, rajadas de vento e muitas descargas elétricas”, indicou o informe.
Ainda segundo o Cepagri, também não se descarta ocorrências de granizo.
LEIA TAMBÉM
Medição de asfalto sem sombra de árvore bate 66,4°C em Campinas
Família que exportava cocaína por Viracopos é condenada a 206 anos de prisão
Mas e as temperaturas?
De acordo com o meteorologista do Centro, Bruno Bainy, já a partir de hoje será sentido um alívio no calor, com as temperaturas ficando mais limitadas.
“A temperatura para essa quarta-feira não deve subir tanto, há um grau de incerteza de como fica, porque teremos a passagem de uma frente fria e as instabilidades pré-frontais. Se começar o desenvolvimento de nuvens no final da manhã e começo da tarde as temperaturas não sobem tanto, e dificilmente superem os 35ºC”, afirmou.
De acordo com o meteorologista, ao longo da tarde, os ventos devem ganhar intensidade e são esperadas rajadas de vento da ordem de 60km/h, que podem ocasionar transtornos e trazem um ar mais frio.
“À noite, os ventos passam a soprar de sudeste, mantendo intensidade moderada a forte que persistirá também durante a quinta-feira, injetando umidade e um ar relativamente mais frio na região”.
Próximos dias
Amanhã, as temperaturas entram em declínio, e devem ficar entre 17ºC e 24ºC. Como comparação, no domingo, quando Campinas registrou a maior temperatura do ano, a máxima ficou em 38,3°C.
“Na quinta-feira teremos o céu mais encoberto, entrada de um ar, ventos fortes, a temperatura não cai tanto em termos absolutos, mas relativamente em comparação com últimos dias teremos um bom declínio. Na quinta-feira o dia todo deve ser de temperaturas mais amenas”, afirmou Bainy.
Para amanhã ainda há possibilidade de chuvas isoladas. No entanto, apenas na quinta-feira (28) a máxima deve ficar abaixo dos 30ºC e no final de semana, os termômetros devem registrar até 35ºC, mas com as temperaturas mínimas (as registradas durante as madrugadas e no começo da manhã), mais amenas.
“Depois da frente fria as temperaturas já voltam a ficar em torno dos 30ºC, o que é uma temperatura elevada, mas ainda longe dessa onda de calor que estamos vivenciando”, explicou o meteorologista do Cepagri Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp, Bruno Bainy.
Segundo o Cepagri, há indicativos que apontam que temperaturas devem seguir em elevação gradual até segunda ou terça-feira da próxima semana, e com expectativa de chuvas e declínio nas temperaturas a partir da próxima quarta-feira (4).
LEIA MAIS
Boi na produção de sorvete? Saiba como a indústria aproveita outras partes do animal