Animais domésticos poderão ser sepultados nos cemitérios municipais de Campinas. A lei que autoriza o sepultamento dos animais foi sancionada pelo prefeito Dário Saadi (Republicanos) e publicada na edição de hoje (11) do Diário Oficial do Município. A lei entra em vigor em dois meses, período em que será regulamentada.
Quais animais poderão ser sepultados em cemitérios municipais?
De acordo com a nova lei publicada, os animais domésticos que convivem com seres humanos poderão ser sepultados. Porém, podem ser sepultados os que possuem até 120 quilos em sepulturas, gavetas e outros espaços específicos do cemitério, que pertençam ao concessionário.
Como faço para sepultar meu animal em cemitério municipal?
Para solicitar o serviço, haverá uma Guia de Autorização para Liberação e Sepultamento de Animais Domésticos a ser emitida pela Setec (Serviços Técnicos Gerais), na qual devem ser inseridas informações sobre o tutor do animal, o animal, o cemitério de destino, data do óbito, entre outros.
Os corpos dos animais precisarão ser envelopados, que é um acondicionamento individual, em embalagem de material resistente.
Quanto vai custar para sepultar meu pet em cemitério municipal?
Os custos do funeral serão do tutor. Os valores e outros detalhes serão definidos pela Setec e publicados no decreto de regulamentação.
O presidente da Setec, Enrique Lerena, destaca que a lei é inovadora e o aspecto ambiental é um dos mais importantes, pois prevê a destinação adequada dos corpos dos animais. “Há grande demanda por este serviço. Campinas sai na frente ao permitir o sepultamento de animais. Poucas cidades do Brasil recebem animais nos cemitérios. A Prefeitura fez uma pesquisa de como o sepultamento de animais era visto e a proposta foi muito bem aceita pela população”, considera o presidente da Setec.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO TUDO EP
Casos de dengue dobram em São Paulo em apenas um mês
Novo teste de HPV no SUS pode antecipar diagnóstico em até 10 anos