- Publicidade -
CotidianoApagão em Campinas e outras cidades afetou 716 mil clientes da CPFL

Apagão em Campinas e outras cidades afetou 716 mil clientes da CPFL

Empresa responsável pelo fornecimento de energia em Campinas e outros locais diz que serviço foi restabelecido

- Publicidade -

O apagão registrado em diversas cidades do Brasil e que interrompeu o fornecimento de energia de semáforos, centros de saúde e escolas de Campinas nesta terça-feira (15) afetou 716 mil clientes da CPFL Paulista em todo o estado. A empresa não detalhou quantos consumidores tiveram problemas em cada cidade, mas alegou que o serviço foi totalmente retomado (leia mais abaixo).

Em nota enviada à imprensa, a CPFL informa que o problema foi causado pelo desligamento no SIN (Sistema Interligado Nacional), que é coordenado pelo NOS (Operador Nacional do Sistema), ocasionando interrupção para parte dos clientes das suas distribuidoras. “Na área de concessão, 716 mil clientes foram impactados. A CPFL esclarece que todos os clientes foram restabelecidos”, diz.

- Publicidade -

O apagão foi o maior do Brasil desde 2009 e teve origem na abertura da interligação da rede operacional do sistema nacional entre as regiões Norte e Sudeste. Na maior parte dos locais afetados em Campinas, a interrupção durou entre 15 e 30 minutos. Porém, moradores de bairros como o Jardim Itatinga relataram um tempo de espera ainda maior até a restauração total da energia.

Em nota, Prefeitura de Campinas informou que o apagão trouxe reflexos para serviços públicos e afetou semáforos, centros de saúde, assim como escolas, empresas e até serviços públicos. As avenidas das Amoreiras e Ruy Rodriguez, além de bairros da região do Parque Ipiranga, Parque Eldorado, São Domingos, Jardim Aurélia, Satélite Íris, também registraram falta de energia nesta terça.

Transtornos

Segundo a Prefeitura de Campinas, semáforos nos eixos das avenidas Amoreiras, Piracicaba, Camucim e John Boyd Dunlop ficaram deligados e agentes de trânsito da Emdec foram deslocados para esses pontos para organizar o trânsito e minimizar os transtornos.

“Com o reestabelecimento do fornecimento de energia, os semáforos voltaram a operar. Até às 11h50, dois equipamentos, que tiveram danos em função do apagão, continuavam sem funcionar”, informou em nota. Segundo a Administração, a equipe de manutenção da Emdec está trabalhando para consertar os semáforos, o quanto antes.

LEIA TAMBÉM

- Publicidade -

Concurso do MP com vaga em Campinas oferece salário de R$ 16 mil

Prefeitura de Santa Bárbara abre concurso com 174 vagas; salários chegam a R$ 9 mil

Centros de saúde

A interrupção de cerca de 30 minutos na Saúde atingiu as regiões Sul e Sudoeste e causou atrasos nos atendimentos. “Na região sul foram atingidos os Centros de Saúde São Domingos, Campo Belo, Fernanda, Santos Dumont, Nova América, San Diego e Oziel. Nessas unidades não houve problemas com as vacinas. O fornecimento de energia foi normalizado por volta das 9h. Apenas o CS São Domingos ficou com instabilidade na rede”, indicou a Prefeitura.

Já na região Sudoeste, a Administração informou que foi necessário remanejar as vacinas do Centro de Saúde Santo Antônio para outra unidade devido à falta de energia e problemas na refrigeração. Os CSs Vila União, Santa Lúcia, DIC I e Capivari também tiveram interrupção momentânea e registraram atraso acima do normal na assistência dos usuários. Outros locais não tiveram transtornos.

Hospitais e escolas

No Hospital Ouro Verde, a Prefeitura informou que não houve reflexo na área assistencial, mas houve atraso nos atendimentos no ambulatório porque que os computadores saíram do ar. No Hospital Mário Gatti, nenhum problema foi registrado. No caso de escolas, os CEIs (Centros de Educação Infantil) Maria José Gonçalves e Mayara Masson Christofoletti também ficaram sem energia por um breve período. Nos dois casos, as aulas foram mantidas normalmente.

O que causou o apagão?

Em nota, o MME (Ministério de Minas e Energia) disse que uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste nesta terça, afetando estados do Sudeste. “A interrupção ocorreu devido a abertura, às 8h31, da interligação Norte / Sudeste e as causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas”, informou.

Segundo a Pasta, a recomposição foi iniciada logo em seguida em todas as regiões e até às 9h16, 6 mil MW já tinham sido recompostos.

“A equipe do MME está trabalhando para que a carga seja plenamente restaurada o mais breve possível. O Ministro Alexandre Silveira já determinou a criação de uma sala de situação e acompanha o processo de retomada, bem como determinou a apuração das causas do incidente”, finalizou a nota.

LEIA MAIS

Governo informa que o sistema nacional de energia foi restabelecido

- Publicidade -
Leandro Las Casas
Leandro Las Casas
Graduado pela PUC-Campinas desde 2011, atua há 14 anos no Jornalismo, área na qual cobriu sete eleições, participou de grandes coberturas e esteve a frente de podcasts e projetos de assessoria. Começou a carreira na rádio CBN Campinas, onde foi estagiário, repórter e apresentador. No acidade on Campinas, assina matérias e reportagens de todas as editorias desde 2021.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -