Inaugurado em 1960 como hotel de luxo em Campinas e considerado o mais antigo em funcionamento na cidade, o Hotel Opala irá fechar as portas de forma definitiva a partir desta quinta-feira (13). Ele é o último da antiga rede que ainda estava em funcionamento. O motivo, segundo informado pelo estabelecimento, é a crise econômica e sanitária provocada pela pandemia de covid-19.
Localizado no Centro da cidade, na Avenida Campos Sales, número 161, o prédio com 15 andares e dezenas de apartamentos foi um hotel de luxo no começo das atividades. Ele chegou a receber personalidades do Brasil, como os jogadores Pelé e Mané Garrincha, entre outros que vinham se hospedar em Campinas para algum compromisso.
O anúncio do fechamento do hotel foi feito por meio do Instagram da rede, que também afirmou ter fechado outros dois estabelecimentos no ano passado.
“Em junho de 2020, fizemos o encerramento de dois hotéis da rede e estamos desde então tentando manter o negócio aberto, o que não se mostrou mais possível diante da total falta de perspectivas e retomada do cenário econômico, especialmente no setor de Turismo e hoteleiro”, diz parte do comunicado.
HISTÓRIA
O hotel mais antigo em funcionamento de Campinas também tinha outras particularidades, além de funcionar como dormitório. O Opala era um ponto da boemia e ponto de parada noturno.
“Além do próprio restaurante, tinha um piano bar também, com música ao vivo. As pessoas frequentavam à noite”, afirmou a funcionária Gislaine Silva. O hotel ainda está tentando realocar ou achar opções de trabalho para os funcionários.
Leia o comunicado da rede postado no Instagram:
“É com enorme pesar que informamos o encerramento definitivo dos Hotéis Opala no dia 13/05/2021, após quase 60 anos em operação na cidade de Campinas. O encerramento é consequência da pandemia do coronavírus, que desde março de 2020 vem impactando toda economia, mas de forma bem agressiva o setor hoteleiro, que vem tendo sua ocupação praticamente zerada durante todos esses meses.
Em junho de 2020, fizemos o encerramento de dois hotéis da rede e estamos desde então tentando manter o negócio aberto, o que não se mostrou mais possível diante da total falta de perspectivas e retomada do cenário econômico, especialmente no setor de Turismo e hoteleiro.
Gostaríamos de agradecer muito aos atuais colaboradores da empresa, que foram comunicados na data de hoje. Agradecemos também aos ex-colaboradores, clientes/hóspedes, fornecedores e a todos que fizeram parte dessa bonita história. Estimamos que, nessas seis décadas, mais de dois milhões de pessoas tenham se hospedado conosco.
OBRIGADO A TODOS QUE FIZERAM PARTE”