Campinas confirmou nesta terça-feira (7) a retirada de 25 eucaliptos da Lagoa do Taquaral e informou que ainda aguarda o análise dos cerca das 2 mil árvores do parque. Na semana passada, o acidade on registrou a poda as árvores, com inúmeros galhos e troncos caídos. O número das extrações, no entanto, não havia sido informado até o momento.
Hoje (7), a Prefeitura reforçou as interdições no entorno do parque, depois que os trabalhos resultaram na queda de um galho de eucalipto, que danificou o alambrado durante a poda.
Em entrevista, o secretário municipal de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, explicou que são cortados eucaliptos do trecho onde um deles caiu e provocou a morte de uma menina de 7 anos. Segundo Paulella, a extração acontece após um laudo do IB (Instituto Biológico) e do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas).
“Na Lagoa do Taquaral nós suprimimos 25 eucaliptos, porque o laudo do Instituto Biológico e do IPT pediu para fazer a supressão dos eucaliptos circunvizinhos daquele que caiu. Então nós fizemos essa avaliação e está sendo cortado, ainda está cortando, 25 eucaliptos. Os demais pedimos análise para o Instituto Florestal, estamos aguardando”, disse.
No final do mês, a Prefeitura encaminhou um oficio para a secretaria estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, solicitando ao IPA (Instituto de Pesquisa Ambiental) uma análise de fragmento florestal das árvores.
LEIA TAMBÉM
Mulher ferida por árvore no Taquaral, em Campinas, terá que fazer fisioterapia: ‘desaprendi a andar’
E AS DEMAIS ÁRVORES?
Segundo o secretário, além dos eucaliptos, equipes fazem análise das demais árvores do parque.
“A secretaria através do corpo técnico também está fazendo um levantamento, além dos eucaliptos, se tem mais alguma árvore que apresenta risco. E estamos fazendo o inventário das árvores dos parques, que deve ficar pronto até o final do mês”, afirmou.
Segundo Paulella, só após todos os laudos será reavaliada a possibilidade de reabertura da Lagoa.
“Nos parques, estamos fazendo levantamento de árvores com risco, inclusive na Lagoa. Estamos removendo os eucaliptos perigosos, e nós vamos isolar a área do eucalipto que caiu com tapumes, até que tenhamos a decisão final do Instituto Florestal. Esse trecho vai ficar interditado, mas não existe ainda a previsão de reabertura. Nós só vamos fazer isso a hora que tiver o levantamento de árvores com risco e todas suprimidas, ai vamos pensar em reabrir o parque”, completou.
MORTE NA LAGOA
Uma criança de 7 anos morreu no último dia 24 após ser atingida por uma árvore que caiu na Lagoa do Taquaral. Isabela Tiburcio Fermino foi atingida pela árvore enquanto comemorava a festa de aniversário de uma prima em um piquenique junto com a família.
A árvore de grande porte caiu por volta de 9h30, dentro da Lagoa do Taquaral, próximo aos pedalinhos, na pista onde pessoas fazem caminhada Além de Isabela, uma jovem de 27 anos que passava pela área também ficou ferida e precisou ser socorrida ao Hospital Mário Gatti. Ela passou por cirurgia e recebeu alta na última sexta-feira. Por causa do acidente, a Lagoa do Taquaral foi interditada no mesmo dia.