A Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) vai retirar uma série de lombadas que foram instaladas de forma irregular na Avenida Júlio Raimundo Granja, no Jardim Paranapanema, que fica perto da região do Guarani, em Campinas. Apesar de ser chamada de avenida, ela é uma via estreita e tem 12 lombadas em pouco mais de 600 metros, sendo praticamente uma a cada 50 metros.
Além de gerar reclamações por parte de motoristas que passam pela região, a avenida cheia de lombadas também se tornou um problema de segurança. Alguns dos redutores de velocidade são, inclusive, feitos de concreto, o que é considerado uma prática irregular.
Entenda o problema da avenida cheia de lombadas
A decisão da Emdec em retirar as lombadas ocorre após o Conselho de Segurança da região enviar um ofício à empresa responsável pelo trânsito na cidade. Segundo o conselho, moradores do bairro afirmam que os redutores foram instalados na via pela AR (Administração Regional) 10, que nem seria o órgão responsável por esse tipo de demanda.
Ainda de acordo com o Conselho de Segurança, nessa região do Jardim Paranapanema há pontos de tráfico de drogas, e as lombadas servem para atrapalhar a entrada da polícia e facilitar a fuga de criminosos.
Fontes da PM também confirmaram que as lombadas funcionam como barricadas, ou seja, quando necessário, as viaturas têm dificuldade para entrar rápido na via e os criminosos ganham tempo para deixar o local.
Imagens apresentadas pela reportagem da EPTV mostram que os veículos de fato têm que reduzir a velocidade ao passar pela avenida. Conforme passam, as viaturas precisam formar uma fila em que praticamente param para passar por mais duas lombadas logo à frente.
Lombadas são clandestinas
Procurada pela EPTV, a secretaria de Serviços Públicos informou em nota que a equipe da AR 10 não instalou as lombadas na avenida no Jardim Paranapanema e em nenhum outro local.
“A AR não tem, entre as atribuições, a função de construir lombadas. A instalação de lombadas é de responsabilidade da Emdec, com base em padrões e critérios técnicos estabelecidos pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito)”, disse.
Já a Emdec também informou que não implantou as lombadas mencionadas na Avenida Júlio Raimundo Granja. A empresa disse que realizou vistorias no local assim que tomou conhecimento do assunto e observou que alguns redutores foram executados em concreto, o que é considerada uma prática irregular.
“Portanto, os dispositivos mencionados não foram implantados pela Emdec”, afirmou. A retirada das lombadas está programada para acontecer no dia 14 de maio.
*Com informações de Rafael Castro/EPTV Campinas
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
PM mata dona de chácara a facadas em Limeira
Idosa fica gravemente ferida após bater em caminhão de Bombeiros