O forte ‘calorão’ dos últimos dias deve ir embora do Interior paulista ao longo da última semana de maio, que poderá ser marcada por chuvas e temperaturas amenas. A partir desta segunda-feira (20), a grande e forte massa de ar seco começou a perder cada vez mais força e vai dar lugar a uma nova frente fria que deve derrubar as temperaturas no estado, conforme apontam os meteorologistas.
Nos últimos dias, a passagem de outra frente fria já enfraqueceu a condição de bloqueio atmosférico nas áreas mais centrais do país, colaborando para a entrada de umidade e uma ligeira diminuição do calor no estado de São Paulo.
Agora, no decorrer desta semana, a alta pressão vai começar a se deslocar para alto mar. Com isso, teremos a chegada de uma nova frente fria, trazendo mudanças já para o meio e final desta semana, aponta o Climatempo.
Quando começa a frente fria no Interior de SP?
Segundo a previsão do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp, o tempo no estado de São Paulo fica predominantemente estável até quinta-feira (23).
A frente fria que deve derrubar as temperaturas no Interior paulista vai chegar ao final da semana. O Cepagri afirma que há indicativos de que o tempo mudará a partir da sexta (24), quando a condição de instabilidade deverá afetar todo o estado, permanecendo pelo menos até o domingo (26).
“A partir de sexta-feira (24), há possibilidade de chuvas bem distribuídas, localmente intensas e volumosas, e associadas a temporais, em todo o território estadual. Além disso, a partir do sábado (25), é esperada uma queda expressiva nas temperaturas”, explica.
A região de Campinas, por exemplo, deve ter mínimas em torno de 15ºC e máximas em torno de 23°C a 25ºC, de acordo com o centro de pesquisa.
Áreas com chance de chuvas
Segundo o Cepagri, neste início de semana, uma outra frente fria associada a um sistema de baixa pressão sobre o Oceano Atlântico passará próxima ao Litoral paulista, podendo causar chuvas em alguns setores (Sul e Leste) ainda hoje (20).
Além disso, ela também deverá reforçar áreas de instabilidade no Litoral e nas regiões de Itapeva, Registro, Sorocaba, RMSP (Região Metropolitana de São Paulo) e Vale do Paraíba, ocasionando pancadas isoladas de chuva nesses setores. Não se descartam pancadas rápidas e muito isoladas na região de Campinas, embora as chances sejam baixas.
O Cepagri ainda aponta que, a partir de sexta-feira (24), a região de Campinas deve ter ocorrência de chuvas bem distribuídas e potencialmente volumosas, associadas a temporais.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Índice de alfabetização em Limeira atinge 97%; veja dados
Capivari terá concurso de beleza para idosos na sexta-feira