- Publicidade -
CotidianoBola, roupa e talheres: veja o que o campineiro joga pelo ralo e afeta a rede de esgoto

Bola, roupa e talheres: veja o que o campineiro joga pelo ralo e afeta a rede de esgoto

Lista de lixo e materiais encontrados inclui ainda brinquedos e canetas; veja quais são os transtornos

- Publicidade -

Brinquedos de vários tamanhos, bola, roupa e talheres estão entre os objetos jogados de forma irregular na rede de esgoto de Campinas. A situação causa transtornos e gastos à Sanasa, responsável pelos serviços de tratamento e abastecimento na cidade. O problema é que o volume de materiais recolhidos cresceu 48% entre 2022 e o ano passado. Compare:

2022: 269 toneladas

- Publicidade -

2023: 399 toneladas

Aumento de 48,32%

Além de roupa e talheres, o que mais é descartado?

O despejo de itens e até materiais recicláveis ocorre, por exemplo, através de vasos sanitários, pias, ralos e bueiros. Os objetos costumam causar obstrução na rede, o que mobiliza equipes e atrapalha o trabalho da Sanasa. Muitas vezes, porém, os itens chegam até as estações de tratamento de esgoto e produtoras de água de reúso.

Nas unidades espalhadas pela cidade, é comum que aos técnicos e trabalhadores recolham também objetos de uso diário, como cotonetes, tampinhas e isqueiros. Depois de removido das grades, o lixo é encaminhado ao aterro sanitário.

Quais são os prejuízos?

O gerente de Operação de Esgoto da Sanasa, Márcio Barbosa, diz que a presença dos resíduos como esses na rede dificulta os serviços, já que as substâncias biológicas usadas no tratamento do esgoto não servem para os materiais e as obstruções podem causar rompimentos e também vazamentos.

- Publicidade -

“Acaba obstruindo e quebrando nossos equipamentos. Então, onera para a população e para nós, já que dificulta o nosso tratamento. Por isso é importante passar para a população que não se deve jogar lenços umedecidos, absorventes, e embalagens plásticas nas bacias de vasos sanitários”, argumenta o gerente.

Com informações de Junia Vasconcelos/EPTV Campinas

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

LEIA TAMBÉM NO TUDO EP

Instagram e Threads reduzirão alcance de conteúdo político

Os grandes golpes cibernéticos: conheça os 5 maiores da história

- Publicidade -
Leandro Las Casas
Leandro Las Casas
Graduado pela PUC-Campinas desde 2011, atua há 14 anos no Jornalismo, área na qual cobriu sete eleições, participou de grandes coberturas e esteve a frente de podcasts e projetos de assessoria. Começou a carreira na rádio CBN Campinas, onde foi estagiário, repórter e apresentador. No acidade on Campinas, assina matérias e reportagens de todas as editorias desde 2021.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -