Algumas “bolas de concreto” que funcionam como balizadores de tráfego na Avenida Campos Sales, no Centro, de Campinas, se soltaram na via nesta semana. Segundo a Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas), os objetos teriam saído do lugar após veículos baterem nas esferas na hora de estacionar ou ao fazer curvas na avenida. As bolas soltas foram vistas próximas a guias da calçada e até mesmo em cima de um bueiro (saiba mais abaixo).
A via conta com cerca de 350 a 400 esferas de concreto que foram instaladas durante a reforma. As “bolas de concreto” dividem opiniões de pedestres e motoristas que circulam pelo local, desde antes da obra na avenida ter sido concluída.
Moradores flagram ‘bolas de concreto’ soltas
Após receber relatos de moradores sobre os objetos fora do lugar, a equipe do acidade on Campinas foi até a Campos Sales e flagrou ao menos quatro “bolas de concreto” soltas nos seguintes pontos da avenida:
- Entre a quadra do Cpat (Centro Público de Apoio ao Trabalhador) e a Avenida Francisco Glicério;
- Na esquina da Av. Campos Sales com a Glicério;
- Próximo ao Palácio da Justiça.
Uma das bolas chegou até mesmo a cair em um bueiro da avenida, como mostra uma das fotos abaixo.
Para que servem as esferas?
As “bolas de concreto” foram colocadas ao longo da Campos Sales para separarem os veículos dos ciclistas e pedestres, aumentando a área de circulação das pessoas sem precisar ampliar a calçada. A explicação foi feita em um vídeo publicado no Instagram da Prefeitura de Campinas em colaboração com a Emdec no final de fevereiro.
A Emdec também já tinha afirmado ao acidade on que as esferas são, na verdade, balizadores de tráfego. Elas ainda seriam uma medida para reduzir a velocidade praticada pelos veículos, em especial nos raios de curva.
O que diz a Emdec?
Questionada sobre as “bolas de concreto” soltas na Campos Sales, a Emdec afirmou que, desde a finalização das obras na avenida no mês de março, mantém uma “frente de manutenção das esferas de concreto, realizada semanalmente, inclusive nos cruzamentos mencionados”.
Esse trabalho envolve a reimplantação de esferas que teriam saído do lugar, segundo a empresa. Além disso, a Emdec afirmou que há um estoque de esferas para essa finalidade de reimplantação, já adquiridas por meio de contrapartida, ou seja, esse serviço de manutenção não envolve nenhum gasto adicional.
Mesmo assim, a empresa afirmou que está reavaliando a localização de algumas esferas e realizando o reposicionamento.
No mês passado, a Prefeitura havia comunicado que cerca de 50 esferas de concreto da avenida seriam substituídas por jardineiras.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Homem é preso com 68 kg de droga após ultrapassagem
Entregador de Piracicaba leva tiro depois de discutir com motorista