Com as obras ainda em fase de finalização, quem passou pela Avenida Campos Sales, no Centro de Campinas, recentemente, deve ter percebido a presença de “bolas de concreto” que foram colocadas ao longo da ciclofaixa construída na avenida. A novidade voltou a dividir a opinião de muita gente que passa pelo local.
Um vídeo publicado no Instagram da Prefeitura de Campinas em colaboração com a Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas), ontem (29), mostrou reações das pessoas com o novo projeto da Emdec no local.
A publicação traz uma explicação para esses elementos, que já foram alvo de reclamações anteriormente e divulgada aqui no acidade on. Segundo o vídeo, essas esferas foram colocadas para separarem os veículos dos ciclistas e pedestres, aumentando a área de circulação das pessoas sem precisar ampliar a calçada.
Essa mesma explicação já tinha sido dada pela Emdec ao acidade on, afirmando que as “bolas de concreto” são, na verdade, balizadores de tráfego. Elas também seriam uma medida para reduzir a velocidade praticada pelos veículos, em especial nos raios de curva.
Parte do moradores não aprovam as “bolas de concreto”
Até o momento de publicação desta matéria, o vídeo sobre as “bolas de concreto” acumula mais de 4 mil curtidas e 761 comentários. Entre as principais observações apontadas pelos moradores, há críticas e sugestões de melhoria para a iniciativa na Campos Sales.
Alguns discordam da eficácia em “proteger” os ciclistas e pedestres, apontando o risco de acidentes, com pedestres tropeçando ou veículos batendo nas esferas.
“Ficou ótimo para acidentes de ciclistas com pedestres. Como sempre, não pensaram nos idosos”, afirmou uma mulher. Outra moradora achou a medida desnecessária e disse que, inclusive, quase caiu com o bebê no colo ao tropeçar em uma das esferas.
Há ainda quem sugeriu mudanças e outras alternativas para as “bolas de concreto”. “Acho que estas esferas deveriam ter uma cor mais chamativa para facilitar na visualização”, escreveu um.
Outros apontaram a possibilidade de colocar um corredor de árvores no lugar das esferas, conforme defendeu uma moradora: “Além de diminuir a chance de tropeços ainda fariam sombra para os ciclistas e ajudariam a diminuir a temperatura da cidade”.
“Cadê a arborização? Qual a dificuldade de incluir o plantio de árvores ou plantas de espécies que não crescem tanto? Ajudaria muito a melhorar o visual, infelizmente esqueceram desse detalhe na Glicério e na Campos Sales também”, apontou outro.
Defensores da iniciativa
Apesar da polêmica no vídeo sobre as “bolas de concreto”, há pessoas que defenderam a iniciativa e acharam a proposta de proteção aos ciclistas e pedestres eficiente.
“Só quem anda de bicicleta sabe que ficou muito bom!”, escreveu uma. “Muito bom para proteger nossos ciclistas”, disse outra.
Diante das reclamações expostas nos comentários do vídeo, alguns moradores apontaram também a necessidade de uma mudança por parte dos próprios frequentadores do Centro. “O povo só precisa aprender a andar na calçada e não na faixa de ciclista, como eu vi hoje cedo! No mais, está ficando muito legal!”, afirmou uma mulher.
Atraso na obra da Campos Sales
Inicialmente prevista para terminar em janeiro deste ano e posteriormente adiada para fevereiro, a obra de requalificação da Avenida Campos Sales ganhou, novamente, um novo prazo.
De acordo com a Prefeitura, o projeto entrou na reta final nesta semana. O prazo para conclusão dos trabalhos foi estimado em 15 dias adicionais pela Emdec, responsável pela gestão da obra. Ou seja, ela deve ser concluída até metade do mês de março.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO TUDO EP