- Publicidade -
CotidianoBoteco do Pezão: conheça bar que venceu 'Comida di Buteco 2024' com jiló

Boteco do Pezão: conheça bar que venceu ‘Comida di Buteco 2024’ com jiló

Campeão da disputa entre botecos foi anunciado na última quarta-feira (15), levando o título com prato feito com carne de lagarto bovina servida com vinagrete de jiló

- Publicidade -

O Boteco do Pezão foi o preferido do público e dos jurados para carregar o título de campeão do concurso “Comida di Buteco 2024” em Campinas. Localizado na Rua Evaristo da Veiga, 111, no Jardim Santa Genebra, o bar conquistou o 1º lugar com o prato “A louca da Rosana”, feito com carne de lagarto bovina servida com vinagrete de jiló, acompanhado de pão crocante.  

Após a vitória, anunciada durante premiação na última quarta-feira (15), o boteco já atraiu a curiosidade de muitos campineiros. O efeito pós-premiação foi tão grande no boteco que o prato esgotou dois dias após o evento, tamanha foi a procura pelo petisco campeão. O acidade on foi até o bar para conhecer um pouco do espaço e experimentar o inusitado prato de jiló, que desbancou outros 54 estabelecimentos da metrópole e um de Jaguariúna.   

Conheça a história do Boteco do Pezão  

Donos do Boteco do Pezão, o casal Edna e Heraldo Alves Pereira já carrega pelo menos 35 anos de história na cultura ‘botequeira’. Heraldo conta que era vendedor de produtos químicos, quando decidiu largar o emprego para abrir um pequeno boteco.   

Foram diversas tentativas para se estabelecerem no ramo, em que também passaram por diferentes endereços e cidades, chegando até mesmo a ter uma lanchonete em Hortolândia.   

O ponto na Rua Evaristo Veiga, no Santa Genebra, foi conquistado em 2001, inicialmente chamado de Primos Bar. Já o nome Boteco do Pezão, como passou a ser cada vez mais conhecido entre o público campineiro, surgiu em 2018, em uma nova fase do bar, recém-reformado e com mudanças na administração.  

A escolha de batizar como “pezão” veio de um apelido dado ao próprio Heraldo por conta de seu jeito “desastrado para andar”, como ele conta.   

O bar funciona em uma estrutura reduzida e familiar, administrado pelo casal, com ajuda da irmã de Edna. Além deles, a equipe fica em menos de 10 funcionários, com quatro na cozinha e outros quatro atendendo os clientes nas mesas.  

- Publicidade -

Desde 2018, o casal participa do “Comida di Buteco”. Eles afirmam que já eram muito conhecidos no bairro, mas sentem que a competição aumentou ainda mais a reputação do boteco.   

O título de campeão da edição de 2024 foi uma surpresa para Heraldo e Edna. O máximo que o casal chegou perto do pódio nas tentativas anteriores havia sido uma quinta colocação. “Ficamos muito orgulhosos disso, porque foi uma explosão, uma coisa inacreditável. A gente nem imaginava que ia conseguir ganhar com esse prato”, disse Heraldo.  

a foto mostra a entrada do Boteco do Pezão
(Foto: Código19)

Onda pós-premiação 

No dia seguinte à premiação, o casal conta que a procura pelo boteco disparou. No final da semana, chegou a ter fila de espera, algo inédito até então. Eles precisaram até aumentar a equipe de garçons para dar conta da procura dos clientes pelo inusitado prato feito de jiló. 

O bar funciona de terça a sexta-feira, a partir das 16h, e de sábado, a partir do meio-dia. 

Como surgiu o prato feito com jiló  

Apesar de contar com um ingrediente inusitado na cultura ‘botequeira’, o prato “A louca da Rosana” caiu nas graças do público e dos jurados para dar o título de campeão ao Boteco do Pezão. A primeira etapa do “Comida di Buteco” é feita por meio do voto popular e de três jurados, que avaliam o petisco escolhido para representar o bar, além de algumas condições do ambiente do estabelecimento.   

Mas a jornada para chegar na carne de lagarto bovina servida com vinagrete de jiló não foi simples. Responsável por idealizar os pratos do bar, Edna relata que passou por diversas tentativas para escolher o representante da edição de 2024, porém não ficava satisfeita com nenhuma de suas ideias. “A sua cabeça ferve”, disse ela.   

Depois de ter feito pratos como joelho de porco, lanche de pernil e panqueca em edições anteriores, o “A louca da Rosana” veio a partir da sugestão de um casal de clientes do bar, que já eram próximos de Edna e Heraldo. O nome do prato, inclusive, foi dado em homenagem à mulher do casal, chamada Rosana.   

Edna conta que decidiu preparar o prato com vinagrete de jiló do jeito que imaginava que ficaria bom e, por fim, acabou agradando ela, a equipe e o público. “Eu não apostava no jiló, porque é difícil agradar o público com esse ingrediente. Mas foi uma combinação muito legal”, conta Edna.   

Além do ingrediente inusitado, o prato também foge das frituras, mais comuns em comidas de boteco. Segundo Edna, ele ainda veio num tempo bom por ter feito muito calor nesse início de ano e o “A louca da Rosana” ser um prato servido gelado e, portanto, “refrescante”.   

A reportagem do acidade on experimentou o prato e se surpreendeu por não ter o tradicional gosto amargo do jiló. Também tentou descobrir o segredo da receita, que vai além do jiló, da carne e de pimentões, mas o tempero da cozinheira Edna, que faz o prato com muito amor, segundo a própria, é o ingrediente principal e está muito bem guardado.  

Se o sucesso do prato de jiló com o público fez com que o Boteco do Pezão conquistasse o primeiro lugar em Campinas, agora a procura cresceu tanto que ele chegou até mesmo a esgotar na semana passada, de acordo com Edna e Heraldo.   

Circuito nacional  

Após a vitória no “Comida di Buteco 2024” em Campinas, o Boteco do Pezão tem um compromisso no circuito nacional da disputa. A segunda etapa da competição acontece com os vencedores de cada um dos 27 grupos de cidades participantes.  

Os bares campeões em cada cidade vão receber novos jurados, de outras localidades, que vão dar nota de 1 a 10 ao visitar os estabelecimentos participantes e avaliarem:  

  • Atendimento;  
  • Temperatura da bebida;  
  • Higiene;  
  • Petisco.   

Em relação às expectativas para a etapa nacional, Edna disse que está nervosa, já que vão competir com os melhores pratos das outras cidades. “Dá um friozinho na barriga”, afirma.  

O vencedor da edição de 2024 do concurso será revelado em julho em um evento em São Paulo

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA

Mega-Sena: duas apostas da região acertam quina e faturam R$ 143,5 mil

Cerca de 800 pessoas acompanharam treinos da Seleção Brasileira de Caratê em Piracicaba

- Publicidade -
Vitória Silva
Vitória Silva
Repórter no ACidade ON Campinas. Formada em Jornalismo pela Unesp, tem passagem pelos portais Tudo EP e DCI, experiência em gravação e edição de vídeos, produção sonora e redação de textos, com maior afinidade com temas que envolvem cultura e comportamento.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -