Campinas começou a semana amanhecendo nesta segunda-feira (5) com tempo nublado e clima ameno. Por volta de 7h05, a temperatura registrada pelo Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp, era de 21,1ºC. Para o começo da semana, a previsão mantém os indicativos de tempo instável com ocorrências de chuvas.
De acordo com o ClimaTempo, hoje o dia deve ser de sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de tempo nublado, com chances de chuva a qualquer hora. A temperatura máxima é prevista em 27ºC.
LEIA TAMBÉM
Aposta de Campinas acerta a quina da Mega-Sena e fatura R$ 66 mil
Grupo faz arrastão em padaria no Centro de Campinas; veja vídeo
Para a terça-feira a previsão segue semelhante, com sol e muitas nuvens durante o dia e períodos de tempo nublado com chuva a qualquer hora. As temperaturas ficam entre 20ºC e 26ºC. Na quarta-feira, as temperaturas devem ficar entre 20ºC e 28ºC, com chuvas rápidas durante o dia e à noite.
Os indicativos também apontam para pancadas de chuva à tarde e à noite na quinta e sexta-feira, quando as temperaturas sobem: na quinta-feira a máxima prevista é de 31ºC e na sexta-feira deve ficar em 33ºC.
PREVISÃO ESTENDIDA
O ano pode se encerrar com chuvas acima da média em Campinas, segundo o Cepagri. Com isso, as temperaturas “devem ser moduladas” pelos períodos chuvosos e podem ficar abaixo das médias – entenda abaixo.
Segundo o meteorologista do Centro, Bruno Bainy, dezembro é um dos meses mais chuvosos do ano, com acumulado médio em torno de 209 milímetros distribuídos em 13 ou 14 dias. E a tendência para esse ano é de que as chuvas ocorram na média ou “ligeiramente acima”. O início, inclusive, deve ser úmido.
“Esperamos bastante chuva nos primeiros 10 dias e depois pode ser que tenhamos dias mais secos entre os dias 12 e 19, voltando à normalidade”, afirmou Bainy.
Ainda de acordo com o boletim do Cepagri, as temperaturas neste último mês devem ser moduladas pelos períodos de chuva, “uma vez que a nebulosidade e as ocorrências de chuvas tendem a inibir a elevação das temperaturas”.
“Dessa forma, os primeiros 10 dias, mais chuvosos, devem ter temperaturas um pouco abaixo da média, mas sem frio, ou indicativo de entrada de ar de origem polar. Terá apenas efeito da nebulosidade e chuvas”, complementou Bainy.
LEIA MAIS
Horóscopo: confira a previsão para os signos nesta segunda-feira (05/12)