Uma caminhada encerra a Campanha Outubro Rosa neste domingo (23), em Campinas. Com o tema “Nossa vida, no teu seio, mais amores”, frase do hino Nacional, escrito por Osório Duque Estrada, a largada e a chegada serão na Praça Arautos da Paz, no bairro Taquaral. De acordo com a Prefeitura, todas as ações serão gratuitas.
Segundo a Administração, a caminhada busca conscientizar a população sobre a importância da prevenção do câncer de mama. Ao mesmo tempo, pretende atuar como agente transformador ao direcionar as pessoas para hábitos saudáveis, por meio da atividade física, controle de peso, combate ao tabagismo e moderação na ingestão de bebidas alcóolicas.
LEIA TAMBÉM
Campinas tem 7 mil CNHs que precisam ser renovadas em outubro
Nova linha de ônibus liga Joaquim Egídio até Centro de Campinas a partir deste sábado
PROGRAMAÇÃO
A partir das 8h40, o público poderá participar de uma aula de aquecimento. Em seguida, às 9h, começa a Caminhada Outubro Rosa, com um percurso de aproximadamente três quilômetros. Para não perder o pique, o professor Max Sheltel ainda comandará a aula de ritmos, com muita energia. Mais uma ótima atividade física para transpirar, se divertir e manter o gráfico da saúde em alta.
Também na Arautos da Paz, serão comercializadas camisetas da Campanha, ao preço de R$ 30 cada, com renda revertida às instituições Rosa e Amor, Hospital do Amor e Caism – Hospital da Mulher. Para relaxar, os participantes poderão desfrutar de sessões de massagens rápidas (quick massage).
O Salão de Beleza Symetria oferecerá esmaltação cor de rosa. O salão fará ainda outra ação, anunciada nas placas afixadas no local: “Mude seu visual e doe seus cabelos”.
O PIC (Plano Primeira Infância Campineira), em parceria com a Ecobrinquedoteca, terá um espaço destinado para as crianças se divertirem. O local receberá a garotada durante toda a manhã de domingo.
A Semana Mundial do Aleitamento Materno também oferece uma dança circular para fazer antes da caminhada, e uma profissional da saúde para falar sobre amamentação e prevenção do câncer de mama.
INCIDÊNCIA DE CASOS
A mamografia é o único exame capaz de diagnosticar precocemente a doença, mesmo que ainda esteja incipiente. O câncer de mama tem uma incidência de 71,3 casos a cada 100 mil habitantes em Campinas. Depois das doenças cardiovasculares, é a que mais mata. Mas se a doença for diagnosticada de forma precoce, a cura pode chegar a 95% das pacientes.
LEIA MAIS