O caminhão-tanque carregado com 70 mil litros de etanol que tombou no Anel Viário Magalhães Teixeira (SP-083) na tarde de ontem (2), em Campinas, foi retirado da pista na madrugada de hoje (3), cerca de 12h após o acidente.
A Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) informou que houve vazamento de aproximadamente 50 mil litros de etanol, sendo que o combustível foi escoado pela galeria pluvial e chegou ao afluente do ribeirão Anhumas, que passa próximo ao local do acidente e desemboca no Rio Atiaba.
A companhia notificou a BRK Ambiental, que opera a captação pública no Atibaia, mas informou que o etanol é um produto de fácil evaporação e diluição na água, fatos que devem minimizar os impactos ambientais.
LEIA TAMBÉM
PF faz operação contra tráfico internacional por Viracopos, com prisão de aliciador
Massa de ar seco modula condição do tempo na região; veja a previsão
Já a empresa responsável pelo caminhão alega que não houve danos ambientais e que o acidente não afetou o lençol freático.
A RETIRADA
O acidente aconteceu por volta de 16h30, e o veículo foi removido por volta de 4h, horário que o trânsito foi liberado no local. Por causa do acidente, ontem um acesso à Rodovia D. Pedro I (SP-065) precisou ser interditado. O veículo tombou sobre a faixa da esquerda da alça de acesso. Foram registrados 3 quilômetros de congestionamento.
O combustível que sobrou do reservatório foi transferido para outros caminhões menores. O trabalho foi feito por uma empresa especializada nesse tipo de emergência, com acompanhamento da concessionária e do Corpo de Bombeiros, que foi acionado para caso houvesse registro de incêndio no local.
Após o acidente, o motorista foi encaminhado para o HC (Hospital de Clínicas), mas passa bem, sem ferimentos graves.
LEIA MAIS