- Publicidade -
CotidianoCampanha contra pólio termina na sexta; Campinas vacinou 25% das crianças

Campanha contra pólio termina na sexta; Campinas vacinou 25% das crianças

Campanha de vacinação contra a poliomielite e a multivacinação se encerram na próxima sexta-feira; veja como e onde ocorrem as aplicações

- Publicidade -
Campinas tem só 6% das crianças de 1 a 4 anos com as doses contra pólio (Foto: Reprodução/EPTV)
Campinas tem só 6% das crianças de 1 a 4 anos com as doses contra pólio (Foto: Reprodução/EPTV)

 

O fim da campanha de vacinação contra a poliomielite e a multivacinação está previsto para a próxima sexta-feira (9). Em Campinas, no entanto, o último balanço, divulgado na semana passada, apontava uma cobertura vacinal contra a pólio de apenas 25%. As vacinações começaram no dia 8 de agosto.

- Publicidade -

Segundo a secretaria de Saúde, até o final de agosto apenas 14.535 crianças foram vacinadas contra pólio. A campanha deste ano é direcionada para crianças de 1 a 4 anos e a meta é vacinar 95% do público-alvo, estimado em 58.813 crianças na cidade.

Já no Estado de São Paulo, segundo a secretaria de Saúde, foram alcançadas apenas 33,4% de crianças entre 1 e 4 anos contra a poliomielite, chegando a 790 mil doses aplicadas. 

 

“Ainda é possível ampliar a imunização deste público, uma vez que a ação segue até o dia 9 de setembro”, pontuou a Pasta.

 

Em Campinas, a vacinação acontece de segunda a sexta-feira em 66 Centros de Saúde da cidade, e aos sábados em 12 postos que ficam abertos. As salas de vacinas abrem às 8h e encerram o atendimento 30 minutos antes do fechamento da unidade.

- Publicidade -

MULTIVACINAÇÃO

Já a multivacinação tem como meta atualizar o esquema vacinal das crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade, de acordo com as recomendações do calendário nacional. Na multivacinação, até agora 6.829 crianças menores de 1 ano compareceram às unidades, sendo que 5.631 atualizaram as carteiras. Entre as pessoas com idade de 5 a 14 anos, 8.515 compareceram às unidades e 4.079 regularizaram as doses atrasadas.

 

LEIA MAIS

Campinas terá megadesfile de 7 de Setembro na Glicério; veja como será

Defesa Civil amplia isolamento no Centro de Campinas por risco em parede de depósito incendiado

 

Qual a importância de atualizar a vacinação?

Segundo a Saúde, a vacinação é importante para garantir a proteção contra doenças e evitar que algumas doenças já controladas voltem a afetar crianças e adolescentes. Vacinar é proteger contra:

  • Paralisia infantil
  • Sarampo
  • Caxumba
  • Rubéola
  • Catapora
  • Meningite
  • Tuberculose
  • Febre amarela
  • Hepatites A e B
  • Tétano
  • Coqueluche
  • Difteria
  • Doenças diarreicas
  • Papilomavírus humano
  • Haemophilus influenzae

Como saber se falta alguma vacina?

A caderneta de vacinação é um documento oficial com a informação das vacinas indicadas. O profissional de saúde pode, junto com você, avaliar o registro e identificar se as vacinas estão em dia ou se tem alguma dose faltando. A orientação é procurar um Centro de Saúde para receber a orientação da equipe de enfermagem.

A atualização da caderneta pode ser junto com a vacina contra a covid-19?

Sim. Segundo a Saúde, a partir de 3 anos, a vacina contra a covid-19 pode ser aplicada no mesmo dia. Atualmente, crianças com 3 anos ou mais já podem se vacinar contra a covid-19 em Campinas. A vacinação também ocorre em todos os Centros de Saúde, sem a necessidade de agendamento.

 

LEIA TAMBÉM

Por que o dinheiro tem mais a ver com psicologia do que com finanças?

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -