A secretaria de Saúde de Campinas está reforçando o alerta emitido pelo governo estadual sobre a importância da vacinação contra a febre amarela. A doença é grave e pode matar.
Este ano, uma pessoa morreu, e outra ficou doente – ambas na região de Campinas. O primeiro caso foi de um homem, de 50 anos, morador de Águas de Lindóia cujos sintomas começaram em 23 de março. O paciente morreu no dia 29 daquele mês. Havia cortado madeira na zona rural de Monte Sião 15 dias antes de ficar doente.
Já o segundo, foi o de um jovem de 28, morador da zona rural de Serra Negra cujos sintomas apareceram em 2 de abril. Ele foi internado oito dias de ficar doente e sarou.
O objetivo da secretaria de Saúde de Campinas é “sensibilizar principalmente os moradores de bairros com potencial para circulação do vírus e que historicamente foram ‘rota’ para a doença”, informa a Prefeitura.
Historicamente, nessas áreas encontram-se os seguintes centros de saúde:
- Carlos Gomes
- Sousas
- Joaquim Egídio
- Vila Ipê
- Paranapanema
- Esmeraldina
- Taquaral
- São Vicente
- Centro
- Orosimbo Maia
- Barão Geraldo
- Village
Contudo, “outras áreas do município com características ambientais favoráveis à presença dos mosquitos transmissores, como as regiões com presença de matas e florestas, também merecem atenção”, acrescenta a Administração municipal.
Doses necessárias contra febre amarela
• Crianças: 1 dose com 9 meses mais 1 dose de reforço aos 4 anos de idade.
• A partir de 5 anos, adolescentes, adultos e idosos: somente uma dose. Quem não tiver comprovante ou certeza de que já recebeu o imunizante, deve receber nova vacina.
Sintomas
- Febre
- Calafrios
- Dor de cabeça
- Náuseas
Nos casos graves, há ainda sangramentos no fígado, no cérebro e nos rins, podendo levar à morte.
Onde se vacinar contra febre amarela?
As doses estão disponíveis nos 68 centros de saúde de Campinas. As salas de vacinação funcionam conforme horário de cada unidade.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Região de Piracicaba recebe doações para ajudar vítimas das chuvas no Sul