Campinas entrou em estado de alerta pela baixa UPA (Umidade Relativa do Ar) nesta sexta-feira (13). De acordo com um boletim emitido pelo Departamento de Defesa Civil do município, o índice atingiu 19,5% à 13h40.
A medição foi recebida da Estação Ciiagro/IAC Campinas Região Norte. Devido à baixa umidade, a Defesa Civil alerta para os cuidados com a hidratação do corpo e para os riscos de queimadas veja detalhes abaixo.
Segundo o órgão, o estado de alerta é decretado quando a umidade relativa do ar registra índices entre 12% e 20%.
A última vez que a cidade havia atingido o estado de alerta foi em 23 de janeiro deste ano, quando o índice registrado foi de 19,9%.
RECOMENDAÇÕES
Nesse caso, além de consumir muita água e ter cuidado especial com crianças e idosos, é preciso suprimir exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10 e 16 horas, evitar aglomerações em ambientes fechados e usar soro fisiológico para olhos e narinas.
Também é aconselhado manter os ambientes umidificados com vaporizadores, toalhas molhadas ou recipientes com água. É sugerido, ainda, aguar os jardins e, sempre que possível, permanecer em locais protegidos do sol, em áreas vegetadas.
Outra orientação é evitar queimadas que, além de proibidas por lei, prejudicam o meio ambiente e a saúde. Confira as orientações abaixo:
Entre 12 e 20% – Estado de Alerta
– Suprimir exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10 e 16 horas;
– Evitar aglomerações em ambientes fechados;
– Usar soro fisiológico para olhos e narinas.