Campinas registrou 33,8ºC nesta quarta-feira (23) e bateu recorde de temperatura máxima do ano, de acordo com o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp. A medição foi feita no começo da tarde. Até então, o recorde de calor havia sido registrado no dia 16 de janeiro, no Verão, com a temperatura de 33,5ºC.
Uma intensa onda de calor provoca as altas temperaturas, em pleno Inverno, no decorrer das tardes, com termômetros atingindo facilmente valores acima dos 30°C, em praticamente todo o estado de São Paulo – inclusive com cidades correndo o risco de baterem 40ºC de máxima.
LEIA TAMBÉM
Campinas confirma sexta morte por febre maculosa; infecção pode ter ocorrido em parque
Justiça concede liberdade provisória à mãe de bebê abandonado em igreja
A expectativa é que nesta quinta-feira (24) ocorra ainda um novo recorde de temperatura mais alta em Campinas. De acordo com a previsão de Cepagri, a máxima amanhã poderá ser de 36ºC. Se esse número se confirmar, será o índice mais alto registrado na cidade no mês de agosto desde o início da série histórica, medida pelo Cepagri, iniciada no ano de 1989.
“Até agora, a temperatura mais alta registrado no mês de agosto foi de 35,5ºC. Isso ocorreu em 2011. A tendência, é que amanhã suba ainda mais da registrada hoje e atinja uma temperatura recorde”, afirmou Bruno Bainy meteorologista do Cepagri.
A onda de calor
O estado de São Paulo enfrenta uma semana marcada por tempo quente e seco em todo o território. A Defesa Civil tem emitido alertas para as altas temperaturas com risco de incêndios e também por causa da baixa umidade do ar.
Segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) da Defesa Civil, uma forte massa de ar provoca altas temperaturas no decorrer das tardes, com termômetros atingindo valores acima dos 30°C nas cidades paulistas, e podendo chegar a 40ºC em algumas localidades.
Ontem (22), a Defesa Civil de Campinas já havia emitido um alerta para altas temperaturas e forte queda da umidade relativa do ar a partir desta quarta-feira (23). O comunicado, divulgado pela Prefeitura, indica que nesta quarta e quinta-feira os termômetros podem chegar a 36ºC no período da tarde e em pleno Inverno.
O comunicado indica calor intenso entre hoje e amanhã, e ainda destaca a “baixíssima umidade relativa do ar” no clima da cidade e na região.
A condição em SP
Segundo a Defesa Civil de SP, o fenômeno ocorre por conta dos ventos que sopram do Noroeste, tornando os dias bastante secos, impulsionando a queda abrupta nos índices de umidade relativa do ar em quase todas as regiões, com exceção para região litorânea.
Situações mais extremas podem ser registradas nas faixas oeste e noroeste paulista, principalmente nas regiões de Jales e Araçatuba, onde os termômetros podem chegar na casa dos 40ºC, no período da tarde.
Dicas
De acordo com a Defesa Civil, com as condições de calor intenso é fundamental não colocar fogo em áreas de vegetação e não jogar bitucas de cigarro em beiras de rodovias. Além de causar incêndios de grandes proporções, a prática é considerada crime ambiental.
O cenário também requer cuidados redobrados com a saúde, por isso é recomendável a ingestão de água e proteção contra o sol, além de evitar exercícios físicos ao ar livre nos horários mais críticos do dia e usar soro no nariz.