- Publicidade -
CotidianoCampinas confirma mais duas mortes por febre maculosa; veja sintomas

Campinas confirma mais duas mortes por febre maculosa; veja sintomas

Com os novos registros divulgados na tarde desta terça-feira (6), Campinas tem seis casos e quatro mortes em decorrência da doença

- Publicidade -
A febre maculosa é transmitida pelo carrapato-estrela, que geralmente se hospeda em capivaras (Foto: Luciano Claudino/Código19/Arquivo)
A febre maculosa é transmitida pelo carrapato-estrela, que geralmente se hospeda em capivaras (Foto: Luciano Claudino/Código19/Arquivo)

A secretaria de Saúde de Campinas confirmou na tarde desta terça-feira (6) mais duas mortes por febre maculosa. Com os novos registros, a cidade contabiliza quatro vítimas fatais neste ano pela doença, transmitida pelo carrapato estrela.  As vítimas, mulheres de 45 e 36 anos, morreram no dia 5 de julho e 4 de agosto, respectivamente.

Segundo a Saúde, um dos casos informados na última divulgação se tratava de um morador de Amparo, que provavelmente se infectou em Campinas (homem, de 30 anos). Ele teve os primeiros sintomas em 18 de junho. Morreu no dia 26 do mesmo mês. O provável local de infecção fica na região Norte da cidade.

Neste ano, já são seis casos de infecção na cidade. No ano passado foram confirmados 11 casos e cinco mortes. Em 2020, foram sete casos e cinco óbitos.

LEIA TAMBÉM

Em menos de 2 dias, Centro de Campinas tem novo incêndio em loja

PF faz operação contra tráfico de animais silvestres em Sumaré

 

- Publicidade -

Casos de febre maculosa em Campinas:

  • Mulher, 36 anos. Início de sintomas em 28 de julho. O provável local de infecção fica na região Sul. Morreu em 4 de agosto.
     
  • Mulher, 45 anos. Primeiros sintomas em 1º de julho. O provável local de infecção fica na região Leste. Morreu em 5 de julho.
     
  • Homem, 27 anos, teve os primeiros sintomas em 3 de junho. O provável local de infecção fica na região Leste. Evoluiu para cura.
     
  • Homem, 66 anos, com primeiros sintomas no dia 24 do mês de junho. Morreu em 30 de junho. O provável local de infecção fica na região Leste.
     
  • Homem, 43 anos, com início de sintomas em 27 de maio. O provável local de infecção fica na região Leste. Evoluiu para cura.
     
  • Homem, 18 anos, teve início dos sintomas em 20 de abril e morreu no dia 24 do mesmo mês. O provável local de infecção fica na região Norte da cidade.  

VEJA SINTOMAS

A febre maculosa é uma infecção grave, transmitida pelo carrapato estrela infectado. Caso a pessoa passe por áreas de vegetação e de mato, especialmente próximas de cursos hídricos, deve ficar atenta, por cerca de 15 dias, aos sintomas da doença, que são:

  • Febre
  • Dor de cabeça
  • Dor intensa no corpo
  • Mal-estar generalizado
  • Náuseas
  • Vômitos
  • Manchas vermelhas pelo corpo (em alguns casos)

ORIENTAÇÕES

Ao apresentar um destes sinais, a pessoa deve procurar um serviço de saúde o mais rápido possível e informar que teve contato com o carrapato e/ou esteve em local de risco, pois os sintomas podem ser confundidos com covid-19, dengue e outras doenças

Não existe vacina contra a febre maculosa. A doença tem cura, mas o tratamento precisa ser iniciado precocemente. É tratada com antibióticos.
 

LEIA MAIS

Como dar banho no bebê, sem medo: 10 dicas

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -