A Prefeitura de Campinas confirmou na tarde desta terça-feira (27) a primeira morte por dengue em 2024. Trata-se de uma moradora do Jardim Eulina, de 94 anos, que morreu no dia 12 deste mês e que foi atendida na rede privada de saúde. Os sintomas apareceram em 30 de janeiro, e ela foi infectada pelo sorotipo 1.
Leia também: Epidemia de dengue em Campinas: veja tudo que você precisa saber
O Eulina é a região com maior incidência de casos de dengue e foi a área que mais recebeu ações em 2024 ano da Prefeitura para eliminação de criadouros do Aedes aegypti, vetor da doença.
De 1º de janeiro até esta terça-feira (27) Campinas tem 8.543 casos confirmados de dengue e um importado de chikungunya.
Leia também: Quais são os sintomas da chikungunya? Tire suas dúvidas
Na primeira semana de fevereiro, foram confirmados os primeiros casos de dengue causados pelos sorotipos 2 e 3 do vírus, que não circulavam em Campinas desde 2021 e 2009, respectivamente. O sorotipo 4 não é registrado em Campinas desde 2014.
Quando procurar ajuda?
Quem tiver febre deve procurar um centro de saúde imediatamente.
A Secretaria de Saúde faz um apelo para que a população não banalize os sintomas e também não se automedique, o que pode comprometer a avaliação médica, tratamento e recuperação.
Já quem estiver com suspeita de dengue ou doença confirmada e apresentar sinais de tontura, dor abdominal muito forte, vômitos repetidos, suor frio ou sangramentos deve buscar imediatamente em pronto-socorro ou em UPA (Unidade de Pronto Atendimento).
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO TUDO EP