13 de junho de 2024
- Publicidade -
Tudo Notícias

Quantas pessoas estiveram no ato de Bolsonaro?

Monitor da USP e secretaria de Segurança Pública divulgaram números divergentes, entenda a diferença nos levantamentos

Jair Bolsonaro ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Foto: Reprodução/Youtube)

Apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se reuniram na Avenida Paulista, em São Paulo, na tarde deste domingo (25). Como sempre acontece em atos políticos na capital paulista, prós e contrários divergem sobre o tamanho do apoio presente nas ruas próximas ao Masp. Clique aqui para entender as motivações do ato e ver o que Bolsonaro disse em seu discurso.

Quantas pessoas estiveram no ato de Bolsonaro?

De acordo com a SSP (secretaria de Segurança Pública) do Estado de São Paulo, 750 mil pessoas estiveram na manifestação, considerando a Avenida Paulista e ruas adjacentes.

Já para o Monitor do Debate Político no Meio Digital, da USP (Universidade de São Paulo), o público foi de 185 mil pessoas.

LEIA MAIS

Adélio Bispo será submetido a tratamento psiquiátrico

Censo do IBGE aponta 49 milhões de pessoas sem acesso a rede de esgoto

- Publicidade -

Comparações

Considerando os dados do monitor da USP, o ato bolsonaristas reuniu mais pessoas do que a manifestação em celebração a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva na eleição de 2022. Em outubro daquele ano, 58,2 mil pessoas se reuniram na Paulista para comemorar a eleição do petista.

Levando em conta os dados da SSP, o número de presentes ultrapassou o registrado em atos anteriores promovidos por Bolsonaro no mesmo local, porém não superou a quantidade de pessoas que foram à avenida durante a campanha pelo impeachment de Dilma Rousseff (PT) em 2015.

De acordo com a estimativa da SSP na época, 1,4 milhão de pessoas estiveram na Paulista protestando contra a então presidente Dilma Rousseff em março de 2015. Até hoje, esse é considerado o maior protesto registrado na avenida. Por outro lado, a manifestação bolsonarista deste domingo superou os atos de 7 de Setembro de 2021 e 2022, quando 50,4 mil e 125 mil, respectivamente, foram à Paulista em favor de Bolsonaro, segundo a Secretaria.

Metodologia da USP

Para chegar nesse número, o monitor da USP tirou 43 fotos entre 15h e 17h. Onze fotos foram selecionadas de forma a cobrir a extensão da manifestação na Paulista, sem sobreposição. Cada uma das fotos foi repartida em oito pedaços. Em cada parte, foi aplicado o método Point to Point Network (P2PNet)1 que identifica cabeças e estima a quantidade de pessoas em uma imagem. O método tem precisão de 72,9% e acurácia de 69,5% na identificação de cada indivíduo.

- Publicidade -

LEIA TAMBÉM

Uso recreativo da maconha passa a ser legal na Alemanha

Compartilhe:
Marcos André Andrade
Marcos André Andrade é formado em jornalismo pela Unesp e pós-graduado em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais pelo Senac. No Grupo EP desde 2022, é editor do Tudo EP e foi repórter do acidade on Campinas. Tem passagens pela Band Campinas, Rádio Bandeirantes de Campinas e Rádio Band News de Campinas, onde desempenhou as funções de âncora, editor, produtor e repórter.
- Publicidade -
plugins premium WordPress