- Publicidade -
CotidianoCampinas distribui 270 mil toneladas de alimentos por mês a famílias em situação de vulnerabilidade

Campinas distribui 270 mil toneladas de alimentos por mês a famílias em situação de vulnerabilidade

Doação é feita por produtores e comerciantes da Ceasa para evitar o desperdício de comida

- Publicidade -

Um levantamento da Prefeitura de Campinas apontou que 270 mil toneladas de alimentos são doadas por mês a 70 mil pessoas em situação de vulnerabilidade na cidade. A doação ocorre por meio do ISA (Instituto de Solidariedade para Programas de Alimentação), iniciativa municipal que tem como objetivo evitar o desperdício de comida.

Os números foram divulgados nesta segunda-feira (16), data em que é celebrado o Dia Mundial da Alimentação. De acordo com a Administração, a doação é feita por produtores e comerciantes que vendem no atacado, no Mercado de Hortifrutigranjeiros da Ceasa Campinas.

- Publicidade -

Ainda de acordo com a Prefeitura, os produtos são selecionados, higienizados e distribuídos a famílias em situação de vulnerabilidade. Dentre os alimentos estão frutas, verduras e legumes.

Já os produtos que não podem ser aproveitados para consumo humano são destinados para suínos de pecuaristas da região.

“Evitar o desperdício, doando o que se produziu e não se comercializou, torna-se sinônimo de combate à fome, um verdadeiro instrumento de viabilização do acesso ao direito à alimentação adequada”, afirma Caroline Becaro, gerente do ISA.

Celebração mundial

- Publicidade -

O tema do Dia Mundial da Alimentação deste ano, instituído pela FAO (Organização Mundial para a Alimentação e Agricultura), é “Comida, Água, Direitos e Equidade: Celebrando o Dia Mundial da Alimentação 2023”.

A data é comemorada há 42 anos, sempre no dia 16 de outubro, e celebrada em mais de 150 países para consciencializar a população contra o desperdício.

A cada ano, há um tema diferente. A maioria deles é sobre investimentos em agricultura com o apoio à educação e à saúde, a fim de erradicar a fome e a má nutrição.

- Publicidade -
Raquel Valli
Raquel Valli
Formada em jornalismo pela PUC-Campinas em 1999, tem experiência como repórter, redatora, editora-assistente, produtora, informante e assessora de imprensa. Trabalhou para EPTV, CBN, Correio Popular, Oficina do Estudante e Prefeitura de Campinas. Foi homenageada pela Câmara Municipal com o Diploma de Mérito Jornalístico “Bráulio Mendes Nogueira “pelos relevantes serviços prestados à cidade”. É coach pela SBC e apaixonada por animais. Atualmente, é repórter no a cidade on Campinas.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -