- Publicidade -
CotidianoCampinas é 5ª cidade mais violenta do Estado, segundo ranking

Campinas é 5ª cidade mais violenta do Estado, segundo ranking

Medição classificou as nove cidades com mais de 500 mil habitantes

- Publicidade -

Campinas ficou na quinta posição dentre as nove cidades do estado de São Paulo com mais de 500 mil habitantes em um ranking de violência. O levantamento foi apresentado no IECV (Índice de Exposição aos Crimes Violentos) feito pelo Instituto Sou da Paz com dados de 2022 da SSP-SP (Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo).

Para a elaboração do indicador, são levados em consideração registros de crimes graves com impacto na sensação de segurança da população. Ao todo, são seis tipos de registros que são considerados, divididos em três blocos:

– crimes letais (homicídio e latrocínio)

– crimes contra a dignidade sexual (estupro)

– crimes contra o patrimônio (roubo – outros, roubo de veículo e roubo de carga)

Aos crimes são atribuídos diferentes pesos: no caso do homicídio doloso, a participação é de 34% no indicador. Já para roubo de carga, 1,5%.

- Publicidade -

Veja o ranking abaixo:

1º: São Paulo – índice de 11,9

2º: Santo André – índice de 11,63

3º: São Bernardo do Campo – índice de 10,19

4º: Osasco – índice de 9,5

5º: Campinas – índice de 9,3

6º: Guarulhos – índice de 8,92

7º: Sorocaba – índice de 8,16

8º: Ribeirão Preto – índice de 6,69

9º: São José dos Campos – índice de 5,46

Tipos de violência

De acordo com o levantamento, os principais crimes cometidos na metrópole são os de dignidade sexual, referentes aos dados de estupro, com índice de 12,31. Em seguida, aparecem as ocorrências relacionadas ao patrimônio público, referentes aos roubos em geral, com taxa de 11,31. Em terceiro, estão os crimes contra a vida, que são os homicídios. A taxa foi de 5,52 em 2022.

Para Carolina Ricardo, diretora do Instituto Sou da Paz, além de colaborar com a gestão pública dos municípios ao chamar a atenção para os problemas da segurança pública, com a aproximação das eleições municipais, o índice indica caminhos para que candidatos pensem em propostas para lidar com os crimes violentos.

“Ainda que com dados até 2022, temos um cenário, pelo menos, parcial da violência nesses municípios. Tanto os atuais prefeitos que vão ser candidatos quanto os novos candidatos podem partir dessa reflexão para pensar quais vão ser as prioridades e o que propor para a segurança pública que dialogue com os indicadores levantados pelo nosso IECV”, afirma.

Segundo o Sou da Paz, o IECV foi criado para facilitar uma avaliação que agregue várias dimensões da violência e da segurança pública no estado de São Paulo, analisando diferentes tendências criminais e permitindo uma comparação das estatísticas e do do nível de exposição da população a esses crimes entre cidades e distritos policiais ao longo do tempo.

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link: bit.ly/3krPaDY

– Publicidade –

https://5d9e3b0fb2a78d3a60fc067438919bdf.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-40/html/container.html

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294

LEIA TAMBÉM NO TUDO EP

Ministério afirma que situação de mina em Maceió está estabilizada

Sal-gema: saiba o que é o produto minerado pela Braskem em Maceió

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -