O calor e o índice de 29,6% de URA (Umidade Relativa do Ar) colocaram Campinas em estado de atenção nesta sexta-feira (14). A medida foi emitida pela Defesa Civil da cidade após medições feitas às 12h40. As condições climáticas exigem uma série de cuidados com a saúde (confira todas abaixo).
O estado de atenção é decretado quando a umidade do ar registra índice entre 20% e 30%. Já o de alerta é registrado quando a URA está entre 12% e 20%. O boletim foi emitido pelo Departamento de Defesa Civil da cidade, a partir de dado recebido da Estação Ciiagro/IAC Campinas Taquaral Região Leste.
“Nesse caso, a principal recomendação é consumir muita água e ter cuidado especial com crianças e idosos”, alerta o comunicado da Prefeitura, que enumera outros cuidados que devem ser seguidos em dias como esse:
- Evitar exercícios físicos ao ar livre, entre 11h e 15 horas
- Manter os ambientes umidificados com vaporizadores, toalhas molhadas ou recipientes com água
- Permanecer em locais protegidos do sol, ou em áreas vegetadas
- Aguar os jardins
- Evitar queimadas que, além de proibidas por lei, prejudicam o meio ambiente e a saúde
LEIA MAIS
Bandido atira em van escolar durante tentativa de assalto em Campinas; vídeo
Polícia prende 5º suspeito um mês após assassinato de ganhador da Mega-Sena
PREVISÃO DO TEMPO
Campinas começou o fim de semana amanhecendo nesta sexta-feira com predomínio de sol e clima ameno. Por volta de 7h10, a temperatura registrada pelo Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp, era de 20ºC. Segundo o Centro, hoje o dia segue com pouca presença de nuvens até o final da tarde. A máxima é prevista em 29ºC.
Já a partir do final da tarde, a passagem de uma frente fria pelo litoral faz com que a direção e a velocidade dos ventos mude, passando a soprar com intensidade moderada a forte, o que deve persistir ao longo do sábado, e transporta um ar ligeiramente mais frio e úmido.
LEIA TAMBÉM