Campinas registrou em 12 dias quase 30 mil motociclistas ou garupas encobrindo placas de motos para evitar multas por radares. Muitas vezes com as mãos. De acordo com o balanço divulgado pela Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas), 29.393 imagens foram captadas entre os dias 1º e 12 de agosto. No último dia 15, um homem morreu ao tentar cobrir a placa da moto (leia abaixo).
A média de mais de 2,4 mil imagens por dia fez a empresa responsável pelo trânsito realizar uma série de operação para coibir essa prática. Ao todo, entre o fim de julho e a última semana, oito ações ocorreram nas vias onde as situações foram flagradas, como as avenidas John Boyd Dunlop e Ruy Rodriguez. As ocorrências resultaram na aplicação de multas e na apreensão de veículos.
Morte de motociclista
No último dia 15, um motociclista morreu na cidade após bater a moto contra um poste de ferro. O acidente aconteceu na Avenida Doutor Jesuíno Marcondes Machado, na Chácara da Barra, enquanto o motoqueiro tentava encobrir a placa do veículo para evitar multa ao passar por um radar. De acordo com o boletim de ocorrência, ele perdeu o controle e foi ejetado do acento (LEIA MAIS AQUI).
LEIA TAMBÉM
Pastor é surpreendido por onça durante pregação e pede ajuda para Jesus: “Tira essa onça daqui”
Vídeo mostra mulher abandonando bebê em estacionamento de igreja
Operações em Campinas
Nas blitze mais recentes, foram apreendidas motocicletas com valores milionários em multas. Na tarde do dia 18, por exemplo, os flagrantes envolveram uma moto com 439 autuações e R$ 114 mil em multas e outra com 429 autuações e R$ 89 mil multas. Ambas foram levadas ao Pátio Municipal.
Veja abaixo o resumo das operações realizadas até o momento pela Emdec:
1ª operação “Placa Escura” (28/07) – Avenida JBD (Campo Grande), com Emdec e GM: 65 motocicletas abordadas; 42 autuações; três remoções de veículos ao Pátio Municipal; 70 abordagens de pessoas (cinco mulheres e 65 homens).
2ª operação “Placa Escura” (1º/08) – Avenida JBD (Campo Grande), com Emdec e GM: 76 motocicletas abordadas; 32 autuações; cinco remoções ao Pátio Municipal; 77 abordagens de pessoas (cinco mulheres e 72 homens).
3ª operação “Placa Escura” (3/08) – Avenida Ruy Rodriguez (Ouro Verde), com Emdec e PM: 26 motocicletas abordadas; 79 autuações; oito remoções ao Pátio Municipal; 28 abordagens de pessoas (duas mulheres e 26 homens).
4ª operação “Placa Escura” (4/08) – Avenida Ruy Rodriguez (Ouro Verde), com Emdec e GM: 66 motocicletas, quatro automóveis e um utilitário abordados; 104 autuações; oito remoções ao Pátio Municipal.
5ª operação “Placa Escura” (9/08) – Avenida Ruy Rodriguez (Ouro Verde), com Emdec e GM: 57 motocicletas e cinco automóveis abordados; 95 autuações; sete remoções ao Pátio Municipal.
6ª operação “Placa Escura” (11/08) – Avenida JBD (Campo Grande), com Emdec e GM: 51 motocicletas e cinco automóveis abordados; 125 autuações; cinco remoções ao Pátio Municipal (quatro motos e um automóvel).
7ª operação “Placa Escura” (17/08) – Avenida JBD (Campo Grande), com Emdec e GM: 56 motocicletas, um automóvel, um caminhão e quatro vans abordados; 82 autuações; sete remoções de motocicletas ao Pátio Municipal e uma encaminhada pela Guarda Municipal ao 2º DP.
8ª operação “Placa Escura” (18/08) – Avenida Ruy Rodriguez (Ouro Verde), com Emdec e GM: 99 autuações de motocicletas e 17 de automóveis. Sete veículos foram recolhidos ao Pátio Municipal, sendo quatro motos e três carros.
LEIA MAIS
Teleférico no Paquistão deixa oito pessoas presas; operação é de risco