Campinas é uma das cidades que vai participar da segunda fase da coleta de dados para uma pesquisa nacional sobre as sequelas da covid-19. O estudo está sendo feito pelo Ministério da Saúde e ação já começa neste mês.
Ao todo, serão realizadas visitas domiciliares em 133 cidades brasileiras, sendo 11 no estado de São Paulo, e Campinas foi uma das escolhidas.
O objetivo da pesquisa sobre sequelas da covid é levantar dados para criar políticas públicas de tratamento para as sequelas da doença (a chamada covid longa).
Veja a lista das cidades que recebem a pesquisa de covid-19:
- Araçatuba
- Araraquara
- Bauru
- Campinas
- Marilia
- Presidente Prudente
- Ribeirão Preto
- São José dos Campos
- São Paulo
- São José do Rio Preto
- Sorocaba
Sequelas da covid-19
De acordo com a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), Ethel Maciel, a OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que 20% das pessoas, independentemente da gravidade da doença, desenvolvem as sequelas.
Por isso, segundo a secretária, é preciso apurar os dados relativos ao Brasil para ampliar serviços, como atendimento neurológico, fisioterapia e assistência em saúde mental.
Mas, como é feito esse estudo?
De acordo com o epidemiologista Pedro Hallal, que coordena o estudo, a expectativa é que o período de coleta dos dados dure entre 15 e 20 dias.
Para isso, equipes de entrevistadores visitarão as residências para ouvir os moradores sobre questões centradas em pontos como:
- vacinação
- histórico de infecção pelo coronavírus
- sintomas de longa duração
- efeitos da doença sobre o cotidiano
Todos os participantes serão selecionados de forma aleatória, por sorteio. Somente uma pessoa por residência responderá ao questionário.
Hallal esclarece que, diferente das primeiras etapas da pesquisa, na atual não haverá qualquer tipo de coleta de sangue ou outro teste de covid.
Entrevistadores identificados
Para auxiliar com o processo de divulgação e esclarecimento da população, as prefeituras das 133 cidades foram comunicadas do trabalho – por meio de suas secretarias municipais de Saúde. Por isso, em caso de dúvidas, a orientação é que os moradores entrem em contato com as respectivas Prefeituras.
A empresa LGA, que é quem vai disponibilizar agentes de saúde para visitar as residências, também pode ser acionada através dos telefones (31) 3335-1777 e (31) 99351-2430.
Continuidade
Intitulada de Epicovid 2.0, a pesquisa faz parte do trabalho que o Ministério da Saúde vem realizando desde maio de 2023.
O estudo já apontou que a quantidade de pessoas infectadas entre 2020 e 2021 era três vezes maior que os dados oficiais, com os 20% mais pobres tendo o dobro de risco de infecção em relação aos 20% dos brasileiros mais ricos.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO TUDO EP
SP pode ter recorde histórico de calor neste final de semana
Como recuperar fotos apagadas no celular ou no computador