O prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos), reivindicou ao Ministério da Saúde o envio de mais doses de vacina contra a dengue para os municípios. A solicitação foi feita à ministra Nísia Trindade nesta sexta-feira (19), durante a 86ª reunião da FNP (Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos), da qual Dário é vice-presidente da área de Saúde, em Ribeirão Preto.
Campinas registrou, de 1º de janeiro até esta sexta-feira (19), 57.611 casos e 11 mortes por causa da doença.
Prefeito pede mais vacinas da dengue
De acordo com a Prefeitura, além de pedir mais vacinas da dengue, Dário defendeu a necessidade da implantação de um programa nacional e contínuo de controle da doença, com aumento da participação do Ministério da Saúde no custeio da ampliação da assistência à saúde decorrente da epidemia. Ele também pediu um cronograma sobre o imunizante desenvolvido pelo Instituto Butantan, vacina de dose única e possivelmente mais eficaz do que a QDenga.
“A ministra respondeu que o Ministério da Saúde está buscando ampliação dos recursos para o enfrentamento da epidemia e está em entendimentos com o Butantan, com a Fiocruz [Fundação Oswaldo Cruz] e laboratórios privados, e que nas próximas semanas vai divulgar um cronograma sobre a chegada de mais doses de vacina contra a dengue e da possibilidade de entrada em produção da vacina do Butantan”, explicou o prefeito.
Como está a vacinação na cidade?
Segundo a secretaria de Saúde, Campinas aplicou 2.413 doses de vacina contra a dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, entre 11 e 15 de abril. Os imunizantes continuam disponíveis nos 68 CSs (Centros de Saúde) e o próximo balanço deve ser divulgado dia 22.
O esquema vacinal recomendado corresponde à administração de duas doses, com intervalo de três meses entre as aplicações.
Nesta terça-feira (17), o Ministério da Saúde liberou a aplicação da vacina da dengue para crianças acima de 4 anos e adultos de até 59 anos com doses que irão vencer em 30 de abril. Porém, a secretaria de Saúde de Campinas informou que não possui imunizantes com esse prazo de validade, por isso não vai seguir a nova orientação.
Como tomar a vacina da dengue em Campinas?
Não é preciso realizar agendamento para receber a vacina contra a dengue. As salas de vacinação funcionam conforme horário de funcionamento de cada CS. Detalhes sobre cada unidade básica, incluindo endereços e contatos, podem ser consultados aqui.
A secretaria de Saúde orienta a apresentação de documento de identidade com foto. Além disso, é recomendado levar a caderneta de vacinação, se tiver.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
CadÚnico em Piracicaba passa a fazer atendimento descentralizado
Noiva morre afogada em piscina durante a própria festa de casamento