Após o Ministério da Saúde liberar a aplicação da vacina da dengue em adultos e crianças mais novas com doses que irão vencer em 30 de abril, a secretaria de Saúde de Campinas informou que não possui imunizantes com esse prazo de validade. Com isso, não vai precisar seguir a nova orientação.
A nota técnica divulgada nesta terça-feira (17) recomenda que estados e municípios ampliem o público-alvo para pessoas de 4 a 59 anos caso haja doses que vençam no final do mês. A medida define que as idades entre 6 e 16 anos sejam priorizadas e que as demais sejam atendidas se sobrarem lotes.
A mudança também acontece pela baixa adesão entre as pessoas de 10 e 14 anos. Em Campinas, crianças e adolescentes entre essas idades são contempladas atualmente. A campanha teve início no dia 11 após a chegada da remessa com 18.063 doses. Até o último dia 15, 2.413 vacinas foram aplicadas no município.
Campinas vive alta da dengue
De 1º de janeiro até hoje, Campinas teve 55.176 casos confirmações de dengue. A cidade está em epidemia, declarou situação de emergência em 7 de março, e já divulgou um alerta sobre a transmissão em todas as regiões. A projeção é que o município chegue a 100 mil infecções até o final de abril.
De acordo com a diretora do Devisa (Departamento de Vigilância em Saúde), Andrea von Zuben, as contaminações ainda não estão em desaceleração no município. “Tudo leva a crer que a gente vai entrar em desaceleração a partir da semana que vem”, disse em entrevista à rádio CBN Campinas.
“A epidemia cresce na mesma velocidade que ela decresce. Então, não quer dizer que vamos ter uma queda enorme. Isso depende muito das condições climáticas. Isso deve acontecer em julho. Em abril e maio ainda teremos números grandes de casos”, completou ela, citando os estudos feitos pelo Devisa.
Aumenta o número de mortes pela doença
A última atualização sobre mortes causadas pela doença neste ano foi ontem, quando mais três óbitos foram confirmados, fazendo Campinas chegar a 11. Veja onde os três moradores foram infectados e quando os sintomas começaram:
Sexo masculino, 43 anos, atendido na rede pública e morador da área de abrangência do CS Pedro Aquino. Ele não tinha comorbidade, apresentou sintomas em 13 de março e o óbito ocorreu em 17 de março. Foi confirmada infecção pelo sorotipo 2.
Sexo feminino, 84 anos, atendida na rede privada de saúde e moradora da área de abrangência do CS Santos Dumont. Ela tinha comorbidades, apresentou sintomas em 7 de março e o óbito ocorreu em 12 de março. Foi confirmada infecção pelo sorotipo 2.
Sexo feminino, 10 anos, atendida na rede pública e saúde e moradora da área de abrangência do CS Fernanda. Ela tinha comorbidades, apresentou sintomas em 1º de abril e o óbito ocorreu em 5 de abril. Foi confirmada infecção pelo sorotipo 2.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
CadÚnico em Piracicaba passa a fazer atendimento descentralizado
Noiva morre afogada em piscina durante a própria festa de casamento