Quem passou pelo Largo do Rosário, na região Central de Campinas, nos últimos dias, deve ter se perguntado o que era uma grande estrutura branca que estava sendo montada no local. Trata-se da Cápsula da CIência, um Domo Geodésico (rede de polígonos, geralmente triângulos, que formam uma esfera, ou parte dela) de 95 metros quadrados de área e 11 metros de diâmetro, equipado com cinco projetores de vídeo que, de forma combinada, geram imagens em 360 graus.
A Cápsula é uma das atrações da SMCTIC 2022 (10ª Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação), que será aberta nesta segunda-feira (17), no Paço Municipal de Campinas. A estrutura montada no Largo do Rosário é uma iniciativa do CNPEM (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais) e tem Campinas como seu segundo destino. O projeto já passou por Gaspar, em Santa Catarina, e vai seguir para outras três cidades.
LEIA MAIS
Mega-Sena acumula e deve pagar R$ 77 milhões no próximo sorteio
Sete em cada dez mulheres que congelam óvulos têm 35 anos ou mais
A estrutura vai receber projeções que abordam, em linguagem acessível, os desafios relacionados à ciência. Várias pesquisas desenvolvidas nos laboratórios que integram o CNPEM, também serão exibidas. Quem for à Cápsula vai passar por uma imersão, na qual será possível ter uma visão diferenciada dos experimentos que usam alguns dos recursos mais sofisticados da ciência atual.
Uma das projeções programadas abordará o Sírius, um instrumento científico de última geração que utiliza aceleradores de partículas para investigar os mais diversos materiais, na escala dos átomos e moléculas.
O acesso é liberado, respeitando a ordem de chegada e a lotação estabelecida para a Cápsula. As sessões terão 20 minutos de duração com capacidade para 40 pessoas. As escolas interessadas em levar seus alunos devem se cadastrar no site https://cnpem.br/capsula-da-ciencia-cadastro-de-escolas/ e aguardar a confirmação por e-mail.
SMCTIC
A 10ª Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (SMCTIC 2022) terá como tema o “Bicentenário da Independência: 200 anos de CT&I no Brasil”.
O evento é composto por atividades científico-culturais, presenciais e virtuais, promovidas por empresas e instituições de ensino e pesquisa voltadas à difusão e popularização da ciência, tecnologia e inovação na cidade. Algumas atividades serão restritas a estudantes de escolas públicas e privadas de Campinas e outras são abertas ao público em geral.
Ainda há vagas para atividades online. Os interessados conseguem mais informações no site https://semanacet.campinas.sp.gov.br/. A SMCTIC é organizada pela Prefeitura Municipal de Campinas, com apoio estruturante do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia, das organizações que atuam na área de Ciência, Tecnologia e Inovação. A semana integra o calendário municipal e a temática de cada edição segue as propostas determinadas pelas diretrizes da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.
SERVIÇO
Cápsula da Ciência
Quando: Entre 17 e 21 e outubro
Horários:
9h às 12h – Prioridade para grupos escolares pré-agendados. Agendamento pelo link abaixo.
12h às 13h – público geral
13h às 14h – intervalo
14h às 15h – público geral
15 às 17h – Prioridade para grupos escolares pré-agendados. Agendamento pelo link abaixo.
17h às 18h – público geral
Local: Largo do Rosário, centro de Campinas.
LEIA TAMBÉM
Saiba qual o valor Gisele Bundchen e Tom Brady terão que dividir da fortuna