Campinas registrou a queda de 340 raios entre ontem (14) e esta quarta-feira, segundo os dados do Climatempo. Uma das descargas elétricas na tarde de hoje atingiu uma árvore do Paço Municipal, no Centro. Segundo o município, os danos foram superficiais e o jequitibá não foi comprometido. Ninguém ficou ferido, mas a cidade entrou em estado de atenção devido à chuva – veja abaixo.
De acordo com o Climatempo, os 340 raios foram contabilizados em um intervalo de 24 horas e considera as chuvas de ontem e o temporal desta quarta. Um dos raios no município atingiu uma árvore ao lado do prédio da Prefeitura. Imagens feitas no local mostram uma rachadura no tronco. Apesar do estrago, a Administração nega danos sérios diz que será feita uma “poda de contenção”.
“Conforme a análise da equipe técnica, a árvore não precisará ser extraída e não corre risco de cair. Como medida preventiva, alguns dos galhos maiores e mais altos serão cortados para aliviar a copa. Também será amarrado um cabo de aço no tronco. De acordo com a secretaria de Serviços Públicos, o jequitibá-rosa tem uma idade estimada de 200 anos”, diz a nota oficial (leia a íntegra a seguir).
Além das descargas elétricas, árvores caíram e avenidas ficaram alagadas em Campinas durante a chuva forte desta quarta-feira. Outras cidades da região também tiveram ocorrências causadas pelos temporais. Em Valinhos, por exemplo, uma padaria teve os vidros quebrados (assista ao vídeo abaixo). A Defesa Civil, porém, alerta sobre os riscos de mais temporais até amanhã (16).
LEIA TAMBÉM
Homem é atropelado na Anhanguera e fica em estado grave, em Campinas
Buraco de obra isola moradores em rua do Jardim Florence 2, em Campinas; vídeo
ESTADO DE ATENÇÃO
O excesso de chuva registrado nas últimas horas colocou Campinas em estado de atenção. O índice pluviométrico (que mede chuvas acumuladas) foi de 82,4 mm, de acordo com a Defesa Civil de Campinas. De acordo com o Cepagri, o vento chegou a 61,1 km/h, na região dos Amarais, no Norte do município.
A Defesa Civil registrou a queda de 16 árvores e um galho de árvore atingiu o telhado do CEI (Centro de Educação Infantil) Irmã Dulce. Apesar disso, as aulas não serão interrompidas segundo a secretaria de Educação. Não há feridos e a pasta de Serviços Públicos já iniciou a remoção das árvores em diversos locais.
O QUE DIZ A PREFEITURA
Um jequitibá-rosa, de cerca de 50 metros de altura e 2,5 metros de diâmetro, que fica no jardim da frente do Paço Municipal de Campinas, foi atingido superficialmente por um raio no início da tarde desta quarta-feira, 15 de fevereiro. O prefeito Dário Saadi e a equipe da Secretaria Municipal de Serviços Públicos estiveram no local para verificar a situação da árvore.
Conforme a análise da equipe técnica, a árvore não precisará ser extraída e não corre risco de cair. Como medida preventiva, alguns dos galhos maiores e mais altos serão cortados para aliviar o peso da copa. Também será amarrado um cabo de aço no tronco, pouco antes da forquilha (início da bifurcação). De acordo com a Secretaria de Serviços Públicos, o jequitibá-rosa tem uma idade estimada de 200 anos.
O prédio do Paço Municipal possui para-raios, por isso o dano na árvore foi superficial. Os trabalhos na árvore serão feitos nesta quinta-feira, dia 16. O local no entorno do jequitibá está interditado.
LEIA MAIS